
Este, é um espaço não oficial.
Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Doze pessoas identificadas e material de roubos apreendido

PSP emboscada por lapso da GNR

Seixal: Noite calma na Quinta da Princesa depois do tiroteio
No entanto, sabe o CM, essa mesma mota havia sido encontrada pela GNR dois dias antes e restituída ao legítimo proprietário. Mas quando a patrulha da PSP, no domingo, pesquisou pela matrícula, a motorizada ainda constava como furtada, razão que levou os agentes da PSP a abordar o jovem que a conduzia.
A abordagem foi considerada um acto de perseguição pelos habitantes mais jovens da Quinta da Princesa que, na noite de segunda-feira, incendiaram dois carros nas imediações do bairro para atrair a polícia a uma emboscada. O resultado foi uma noite de tiros e um cerco policial que se manteve até à manhã de ontem. De resto, a paz parece ter voltado à Quinta da Princesa.
Casas devolutas usadas como esconderijos
Vários apartamentos devolutos foram ontem entaipados pela PSP na Quinta da Princesa. Os imóveis eram, alegadamente, utilizados por grupos de jovens para se esconderem e aí prepararem as suas acções de violência.
Pelo menos dois apartamentos devolutos foram ontem de manhã entaipados na Praceta do Lobito, na Quinta da Princesa (Seixal), por decisão da PSP. O objectivo da força de segurança, apurou o DN, é reduzir ao máximo as zonas estratégicas de esconderijo do grupo de jovens que na madrugada de terça-feira atacou as autoridades com tiros, pedras e cocktail molotov, justamente a partir dos edifícios 2 e 3, cujas casas são todas propriedade de privados.
(...)
Curiosamente, um dos apartamentos situado no terceiro andar, que passou a ter o acesso vedado, foi durante a madrugada de ontem utilizado por cerca de 20 elementos do Corpo de Intervenção para reavaliar o perímetro de segurança. Esta acção foi desencadeada num momento de calmaria, ao contrário do que tem acontecido nas últimas semanas, em que, de acordo com os moradores da Praceta do Lobito, se tem ouvido barulho até bem perto das 07.00, provocado pelos jovens de férias de Verão.
"Gritam, cantam, dançam, partem garrafas e há noites em que é mais difícil dormir. Mas hoje [ontem] não se ouviu uma mosca", testemunhava João Mocinha, que até nem gosta de ver tanta polícia no bairro (estiveram dez elementos do Corpo de Intervenção ao longo do dia), mas percebe que "agora tem de ser assim".
(...)
fonte DN
Acção em tribunal trava curso de subchefes da PSP
O concurso para subchefes da PSP está suspenso e corre o risco de ser anulado por alegadas irregularidades. Se o tribunal der razão aos candidatos que se dizem prejudicados, só daqui a dois anos será reforçada a classe de subchefes da PSP, cada vez mais envelhecida.
O Sindicato Nacional de Polícia (SINAPOL) avançou com uma providência cautelar que suspendeu todo o processo, iniciado em Setembro do ano passado. E está já a preparar uma acção particular com vista a cancelar o concurso. Em causa estão alegadas alterações ilegais às datas e à ordem da realização das provas.
Molotov e tiros contra PSP
Seixal: Um atirador detido, doze identificados e armas apreendidas
Tudo porque, na noite de domingo, uma patrulha da PSP interpelou um grupo de jovens no bairro. Desconfiaram que uma moto fosse roubada e a troca de palavras não se fez esperar. Alguns dos jovens dizem ter sido agredidos. E a vingança foi servida na noite seguinte, com dois carros incendiados na praceta 25 de Abril. "Pegaram fogo aos carros para atrair a polícia", confessa ao CM um morador, que prefere o anonimato.
Objectivo conseguido: um carro-patrulha, mal entrou no bairro, foi alvo de um cocktail molotov. Chegaram reforços e houve uma acesa e prolongada troca de tiros – as seis entradas do bairro foram de imediato controladas pela PSP, que ontem se fez representar com cerca de trinta agentes da Unidade Especial de Polícia. O contingente diminuiu com o passar das horas.
A praceta do Lobito, bem no interior do bairro, esteve até ao fim da tarde de ontem sitiada – com os moradores a entrar e a sair da Quinta da Princesa somente após revista policial. A PSP montou um perímetro de segurança no local, precisamente onde na madrugada de ontem foram arremessados os cocktails molotov e pedras e disparados dezenas de tiros contra os agentes da polícia.
No chão, era possível encontrar os vários invólucros de balas de calibre 9 mm, cartuchos de caçadeira, garrafas partidas, pedras soltas da calçada, contentores queimados. A PSP, através do intendente Leitão, do Comando de Setúbal, diz que se viu obrigada "a disparar alguns tiros em troca". O balanço aponta para a detenção de um homem e identificação de 12. Foram ainda apreendidas algumas armas.
Um detido e 12 referenciados na Quinta da Princesa

Os habitantes entrevistados pelo DN contaram que, no domingo, a polícia terá agredido alguns habitantes por causa do roubo de uma mota que, afinal, não se tinha verificado.
No comunicado lê-se ainda que "a situação acabou por ser controlada cerca de uma 1 hora depois, circunscrevendo o prédio de onde haviam partido os disparos."
A PSP fez saber que "permanecerá no local com o efectivo necessário para garantir a manutenção da ordem".
À comunicação social, a polícia fez um primeiro balanço em que indicou que há um detido e 12 pessoas referenciadas.
Está montado um grande aparato policial na Quinta da Princesa. Largas dezenas de polícias do Corpo de Intervenção da PSP encontram-se no local a vigiar as ruas e revistar quem queira entrar no bairro. Há literalmente um polícia em cada esquina.
Madrugada de confrontos no Seixal

Quinta da Princesa
A notícia é avançada pela SIC, que adianta ainda que pelo menos duas viaturas e alguns contentores do lixo foram incendiados por 'cocktails Molotov'.
Uma moradora da Quinta da Princesa afirmou à SIC que os confrontos foram possivelmente causados por uma intervenção feita pela PSP na noite do passado domingo, onde alegadamente vários moradores foram agredidos.
Zaragata acaba com um detido
Praia da Rocha: Jovem guardava arma ilegal no carro
De acordo com fonte da PSP, a confusão aconteceu cerca de 05h00 de ontem, obrigando à actuação de elementos do Corpo de Intervenção (CI) que se encontram em missão de reforço ao patrulhamento naquela estância turística. Ao se aperceberam da chegada dos polícias, os jovens puseram-se de imediato em fuga, mas três deles viriam a ser interceptados.
(...)
Este mês, a PSP tem vindo a efectuar diversas detenções na Praia da Rocha. No passado dia 18, elementos do CI detiveram quatro indivíduos que agrediram violentamente um casal de namorados, com cerca de 20 anos. Nove dias antes tinham feito o mesmo com dois suspeitos de assalto a dois jovens agredindo um deles. No dia 6, foram identificados cinco jovens que agrediram e assaltaram outro.
Detenção provoca caos no Fim do Mundo
PSP dá tiros para o ar ao ser cercada por cem pessoas que protegiam traficante de droga
Os reforços chamados ao local tiveram de efectuar dois disparos para o ar, para dispersar a população. Foi também detida uma mulher de 32 anos por agressão aos agentes. O detido estava ilegal no País e em pena suspensa por diversos crimes. Foram apreendidos 46 pacotes de heroína.
Para conhecer melhor a PSP
Foi quanto a Direcção Nacional da PSP gastou em encargos com o pessoal, 90 421 863 dos quais com encargos sociais e com saúde e 3 757 541 com ajudas de custo. Em 2007 foram 451 936 968 euros.
Número de polícias com o 12.º ano. 6212 têm o 9º ano e 1384 têm 4 anos de escolaridade. Há mais de oito mil polícias com formação superior, 11 já fizeram mestrado e dois concluíram o doutoramento. Muitos estudam à noite.
É a média do tempo de serviço do pessoal com funções policiais que aumentou muito, face ao adiamento da passagem à pré-aposentação e a posentação e com a vinculação de elementos mais velhos, refere o relatório.
Os que integram os quadros da Polícia e não têm funções policiais. São menos seis por cento que no ano anterior, a maior parte são mulheres com mais de 50 anos. Em breve a PSP vai precisar de mais pessoal não operacional.
PSP está velha e corre o risco de ficar sem oficiais de topo
Gripe A: Activado plano de contingência na PSP
Depois de identificado agente infectado com vírus H1N1
A informação foi confirmada à rádio TSF por Paulo Flor, porta-voz da Direcção Nacional da PSP, que acrescentou que o agente em questão está livre de perigo, a receber tratamento domiciliário.
Considerações sobre a existência comum...

Filho de magistrados bêbedo em contramão

No carro, um Citroën, seguiam mais dois amigos do infractor, um deles filho de um ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território, José Mário Ferreira de Almeida. O filho do antigo político, que fez parte do último Governo PSD, apresentou queixa contra agentes da PSP que participaram na ocorrência por abuso de autoridade.
Desde que o Código da Estrada foi alterado em 2005, 'ninguém é verdadeiramente detido por crimes praticados na estrada', explicou ao CM fonte da antiga Brigada de Trânsito da GNR. 'Mesmo que se seja apanhado com uma taxa de álcool de 1,51 gr./l, que é crime punível com pena até um ano de prisão, é-se apenas levado à esquadra ou ao posto para elaboração do expediente e a seguir volta-se a sair em liberdade com notificação para ir a tribunal', esclarece a mesma fonte.
Muitos destes detidos não chegam, depois, a apresentar-se ao juiz e os processos arrastam-se durante meses ou anos.
fonte sindical disse ao CM que 'é triste ver os agentes cumprirem o seu dever e depois serem acusados por aqueles que praticaram crimes'. Segundo o CM apurou, os agentes visados – desconhece-se o número – pela acusação de abuso de autoridade vão agora ser alvo de um inquérito de averiguações interno e de um processo judicial complementar a este.
DIAP NA GRANDE LISBOA
O pai do jovem detido pela PSP é procurador de um Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) recém-criado pela Procuradoria-Geral da República na Grande Lisboa.
No carro obrigado a parar pela PSP seguia, além do detido e do filho do ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território, um jovem, também de 24 anos, que 'não consta sequer do expediente elaborado'.
O filho de José Mário Ferreira de Almeida, que apresentou queixa contra os agentes, foi alvo de um auto de contra-ordenação por circular de carro sem cinto de segurança.
Os elementos que participaram na ocorrência fazem parte do Corpo de Intervenção da PSP e estão em diligência no Algarve durante este mês, de grande afluência. Na altura em que se depararam com o veículo em contramão, os agentes seguiam do centro de Lagos para a escola onde pernoitam sempre.
Zapping do fim de semana
Assalto violento na praia da Rocha
08 Agosto 2009 - 11h15 -
Detido por burlar dezenas de empresas
PSP ataca crime com 1912 detenções na Margem Sul

(...)

CI Algarve - Assalto violento na praia da Rocha
Portimão: CI da PSP detém trio que roubou e agrediu dois jovens
Foi já de madrugada que um grupo de três jovens se aproximou de outros dois para os assaltar, ontem, na praia da Rocha, em Portimão. Uma das vítimas resistiu e acabou agredido. Os assaltantes roubaram dois telemóveis, um relógio, uma carteira com 55 euros e um IPod. Depois colocaram-se em fuga.
Dois foram rapidamente apanhados pelo Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Faro, em patrulha na zona. São hoje presentes a tribunal. O outro viria a ser apanhado mais tarde mas, como não foi detido em flagrante, foi apenas identificado.
A PSP acredita que este trio, com idades entre os 18 e os 20 anos, fará parte de um grupo de jovens que, nos últimos tempos, tem feito vários assaltos na zona da praia da Rocha. Recorde-se que também na madrugada de 6 de Agosto, cinco jovens foram identificados por assalto com agressão a um outro indivíduo. E, em finais de Julho, três outros adolescentes foram detidos depois de assaltarem dois turistas e agredirem um polícia.
Os empresários da zona negam que haja insegurança, mas tanto a PSP como a câmara municipal já admitiram que a praia a Rocha "tem alguns problemas" de segurança. Precisamente por isso o CI patrulha a área. Facto que, ontem, permitiu concretizar a detenção do trio de jovens assaltantes. Autarquia e PSP preparam, de resto, um projecto para a colocação de videovigilância na praia a Rocha.
Quanto às duas vítimas do assalto de ontem, jovens, residentes em Aveiro, estavam no primeiro dia de férias. O rapaz que foi agredido ainda precisou de receber tratamento hospitalar aos ferimentos mas teve alta durante o dia de ontem.
Governo quer forças policiais de elite em todos os distritos

"É nosso objectivo instalar em todo o território, ao nível distrital, unidades especiais das forças de segurança, porque a criminalidade tem hoje um grande grau de mobilidade", disse o ministro.

PSP do Porto comemora 142 anos
2009-08-06 13:41:23
"Assalto na Praça" revela meios da PSP
ASPP insiste na intervenção de Cavaco Silva

Governo aprova novo estatuto da PSP e GNR
Previsto subsídio de 150 euros para funções de investigação criminal

Foi ainda aprovado o regime remuneratório aplicável aos militares dos quadros permanentes e em regime de contrato e de voluntariado dos três ramos das Forças Armadas.
Operação Verão Seguro: 1.045 detidos
Realizadas 822 operações
Nas 822 operações já realizadas, das quais 620 rodoviárias e 202 em estabelecimentos, foram ainda executados 222 mandatos de detenção, 52 pessoas foram presas por posse ilegal de armas, 76 por tráfico de droga, 289 por conduzirem com excesso de álcool, 222 por condução sem carta e 54 por roubos.
De acordo com os números da operação hoje divulgados, das 2.051 residências vigiadas pela PSP no períodod em análise não se registou qualquer assalto.
Foram ainda apreendidas quantidades significativas de estupefacientes. No total, a PSP apreendeu 5.614 doses de haxixe, 334 de heroína e 266 de cocaína.
PROVAS FISICAS E TÉCNICAS UEP/CI 2009
.
Se algum Camarada desconhecer os pormenores das provas, poderá pedi-las utilizando o nosso email.
Algarve - Forças de Segurança

A GNR reforçou a Capital com a instalação do Comando da Região, em Faro. Os seus elementos têm um enorme espírito de missão e estão na primeira linha da segurança das populações. Contudo, as suas instalações e condições de trabalho carecem de uma urgente intervenção da Administração Central.
Colega atropelado
02 Agosto 2009 - 00h30
Mais uma trágica noticia para todos nós. Deixamos as mais sentidas condolências à família...

CI em Exercicios
PSP ganha área e mantém meios
Estradas: GNR deixa hoje principais itinerários de Lisboa e Porto
Fontes sindicais criticam a forma como o Ministério da Administração Interna impôs a alteração das áreas de responsabilidade da PSP e da GNR. "Tal como na reestruturação de 2008, a PSP ganha competências, mas não ganha meios. Os efectivos já são poucos e agora, por portaria, decide-se aumentar a área de responsabilidade", diz António Ramos do Sindicato dos Profissionais de Polícia.
.