Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Manifestantes preparam-se para confrontos

A contestação à cimeira da NATO, que vai decorrer em Lisboa, nos dias 19 e 20 deste mês, deverá começar a fazer-se sentir quatro dias antes, altura em que grupos contestatários têm previsto o início da afixação de cartazes contra o evento. Dois dias mais tarde, ainda sem datas exactas anunciadas, começam a desenvolver-se os quatro eixos do protesto programado pela Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato (PAGAN) que, entretanto, já está a difundir conselhos pela Internet a todos os que queiram participar.

O site da PAGAN diz que os quatro eixos fundamentais da contestação são a organização de uma contra-cimeira, a participação dos aderentes numa "Praça da Paz" (em local a anunciar), a realização de uma manifestação no Marquês de Pombal e, por fim, a participação em acções de desobediência, mas sem qualquer carácter violento.

Este último ponto parece, no entanto, não convencer os próprios organizadores, os quais preparam os manifestantes para eventuais conflitos, informando-os antecipadamente que a PAGAN terá uma equipa de advogados dos quais se poderão socorrer, sendo que os contactos só mais tarde (próximo do início da cimeira) serão fornecidos.

Quem participar nas acções de rua promovidas pela organização fica ainda a saber, consultando o site, que deverá levar calçado confortável para "andar e correr", roupa que cubra o corpo por causa do eventual lançamento de gases, protecção para os olhos (são aconselhados óculos de mergulho) e, num "saco bem fechado, um pano embebido em vinagre de cidra ou limão" para passar em torno do rosto e evitar os eventuais transtornos provocados pelo lançamento de gases. Aconselha-se ainda a quem quiser levar, em mochilas fechadas, mudas de roupa, uma vez que as que vestem podem, em alguma ocasião, ficar contaminadas com químicos. Entretanto, a PAGAN anunciou ontem algumas das personalidades que irão discursar na cimeira alternativa. Entre eles contam-se Mário Tomé, do BE, Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista Britânico e a directora da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique, Sandra Monteiro.

fonte "PUBLICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário