Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Já estão em Portugal grupos violentos, alerta Observatório da Segurança

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site

15 dias da Cimeira da Nato, o OSCOT diz que já estão em Portugal elementos de grupos internacionais que actuam de forma violenta. Mas, a PSP garante ter condições para garantir a ordem.

O intendente Magina da Silva, da unidade especial de polícia, assegurou que a PSP tem todas as condições para garantir a ordem pública.

O intendente Magina Silva admite tratar-se de um evento complexo e que vai exigir um grande dispositivo de segurança.

A repórter Joana de Sousa Dias assistiu a um treino dos agentes das equipas de intervenção rápida e do corpo de intervenção da PSP.

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes, explica as ameaças a que o país vai estar sujeito durante a Cimeira da Nato.

José Manuel Anes alerta para a capacidade militar e operacional do Black Block, sublinhando que a polícia e os serviços de informação já estão atentos.

O jornalista Ricardo Oliveira Duarte explica como actuam os simpatizantes do Black Block.

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes, acredita que, a 15 dias da Cimeira da Nato, já estão em Portugal elementos de vários grupos internacionais que actuam de forma violenta.

Contudo, à TSF, o intendente Magina da Silva, da unidade especial de polícia, assegurou que a PSP tem todas as condições para garantir a ordem pública.

«A PSP tem cerca de 22 mil elementos e, obviamente, que temos todo o que é preciso para responder aos grandes desafios que se avizinham. Estamos preparados e estamos a fazer por estarmos preparados», frisou.

Cerca de 1200 elementos das equipas de intervenção rápida e do corpo de intervenção da PSP já começaram a receber acções de treino e formação.

Ainda assim, o intendente Magina Silva admitiu tratar-se de um desafio complexo e que envolve muito meios.

«Será talvez o evento em que há uma concentração maior de chefes de Estado de diversos países e há, efectivamente, um potencial elevado para alteração grave da ordem pública. É, efectivamente, o desafio mais complexo e que vai envolver um grande dispositivo», admitiu o intendente Magina Silva.

Também em declarações à TSF, o presidente do OSCOT disse não ter dúvidas de que estarão a ser preparadas várias manifestações de protesto e mesmo acções violentas de vários grupos internacionais.

José Manuel Anes alertou para a presença em Portugal de grupos anarquistas, que tradicionalmente aparecem em Cimeiras da Nato e do G8 e G20 provocando situações de violência.

«As ameaças são diversas. Temos por um lado os grupos anarquistas que vêm, sobretudo, do exterior com grande capacidade militar e prontos a causar agitação e mesmo alguma destruição, mas essa é uma ameaça inevitável, creio que alguns já estão mesmo cá [em Portugal], com os Black Block. Depois temos as outras [ameaças] do islamismo radical que não são ameaças iminentes, mas emanentes», explicou.

Por isso, revelou o presidente do Observatório de Segurança, a polícia e os serviços de informações já estão atentos a manifestantes, como os do Black Block.

«Parece que uma guarda avançada já terá chegado cá e creio que, segundo informações que tive, já está referenciada pelas polícias e serviços de informações. Eles tem sempre apoio dos elementos locais, mas eles são muitissimos mais perigosos que os elementos locais, esse Black Block internacional tem treino militar e grande capacidade opreacional para lançar o caos e a destruição nas ruas», alertou o José Manuel Anes.

Quem participa num Black Block faz parte de diversas organizações que partilham os ideais anarquistas e contra o capitalismo. Vestem-se de preto, a cara é tapada com máscaras ou lenços e estão sempre prontos para qualquer confronto .

A táctica de protesto dos Black Block nasceu no final dos anos 70 e teve um primeiro momento de grande exposição mediática em 1999, nos EUA, durante os protestos contra a Cimeira da Organização Mundial do Comércio (OMC).

In TSF
foto google

Sem comentários:

Enviar um comentário