Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Polícias treinam há 9 meses para proteger cimeira

Grupo 'Black Bloc' é uma das principais ameaças à reunião de Novembro

.
A PSP está a trabalhar desde o início do ano para poder responder a qualquer tipo de cenário que possa ocorrer durante a cimeira da NATO, a realizar em Lisboa, garante o segundo comandante do Corpo de Intervenção (CI).
.
O comissário Francisco Alves avança que a Polícia de Segurança Pública (PSP) está a recolher informações e a observar o que se passou em cimeiras realizadas nos últimos anos, dando como exemplo a Cimeira da NATO que decorreu em Estrasburgo, em Abril de 2009. "Verificámos que havia dois grupos que faziam sempre os mesmos cenários à Polícia, dificultando o trabalhado dela. Os grupos violentos e não violentos", disse.

.
De acordo com Francisco Alves, um dos grupos "bastante violento" são os "black bloc", que "não tem qualquer problema em provocar desacatos contra a Polícia".Com roupas e máscaras negras, este grupo tem marcado presença em cimeiras da NATO, G8 e G20. Provoca distúrbios, partindo montras e incendiando carros, além de mostrarem vídeos na Internet.

.
O segundo comandante do CI adiantou que a Polícia tem também "em atenção" os grupos pacifistas, que "não provocam qualquer tipo de violência, nem verbal, nem física", mas que muitas vezes utilizam materiais que eles próprios inventam. Explicou que estes grupos não violentos bloqueiam as estradas principais de acesso às cimeiras através de um bloqueio humano. "São pessoas de 40 ou 50 anos pacíficas que bloqueiam a estrada com tubos que inventam (de metal ou plástico) e algemam-se aos mesmos. Às vezes chegam a ser 50 pessoas presas a estes tubos e outras acorrentadas", mas que não agridem nem provocam a Polícia, acrescentou.
.
O segundo comandante sublinhou que todos os grupos operacionais da PSP têm recebido formação para saber lidar com este tipo de situações. "Se acontecerem cenários destes, como tem acontecido sempre em cimeiras dos últimos anos, nós estamos preparados para fazer face a grupos violentos e não violentos", sustentou
.
.
Questionado sobre as eventuais dificuldades da cimeira num local como o Parque das Nações, zona comercial, habitacional e com um interface de transportes, o segundo comandante do CI garantiu que a Polícia portuguesa está "preparada para qualquer tipo de cenário", isto é, "para resolver problemas urbanos" de ordem pública.
.
A Cimeira da NATO decorrerá em Lisboa nos dias 19 e 20 de Novembro.

.
Diário de Notícias
Domingo, 3 de Outubro de 2010

3 comentários:

  1. Os Black bloc é que rebentam com vocês todos eheh
    Incorporem mas é gajas de perferência boas! Ainda assim não há nenhuma em Portugal com atributos para isso.
    Fonix é só marmanjos!
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Que esses mêses todos de árdua preparação da Polícia dê os seus frutos e que tudo ocorra dentro da normalidade pretendida durante os 2 dias da Cimeira da Nato em Lisbo,sem desacatos ou violências, é o que eu mais vos desejo a todos...e ao "CORPO DE INTERVENÇÃO" em especial é claro ;)

    E já agora uma excelente semana para todos.

    ResponderEliminar
  3. ate os comemos...Se precisarem de ajuda esta aqui o people de Lordelo

    ResponderEliminar