Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Gangs dão pontos por bater e roubar

01 Outubro 2009
Faro: Competição violenta entre menores está a deixar polícia em alerta
.
As regras na rua são de clara inspiração no ‘Grand Theft Auto’, jogo de vídeo importado dos Estados Unidos e no qual, inclusive, causou grande polémica pelo espírito de violência e destruição que incute em alguns jovens. Na prática, é o que se está a passar em Faro – com estabelecimentos destruídos, pessoas esfaqueadas e espancadas sem motivo aparente. E tudo pelos pontos com que os gangs premeiam os jovens membros. Ganha mais pontos quem for mais violento; sobe na hierarquia do grupo quem tem mais pontos.
.
A polícia sabe disto, mas está de mãos e pés atados. A maioria destes ‘jogadores’ é menor. No último sábado, o bar Ali Papas foi atacado por um grupo de jovens. Eram 04h00 quando invadiram o estabelecimento, agrediram um empregado e partiram vários objectos, incluindo a porta de vidro do bar. Este será só o ataque mais recente, mas há vários, como a uma padaria na rua Conselheiro Bívar, onde esfaquearam um funcionário no pescoço. Atacaram também outro bar junto ao Ali Papas, na rua do Compromisso.

"Temos conhecimento dessa situação", admite ao CM fonte do Comando da PSP de Faro, referindo--se à lista de pontos. A mesma fonte acrescenta que "esses jovens estão quase todos identificados, mas, como a maioria é menor de idade, mesmo quando são detidos, acabam por sair em liberdade".
As noites de sexta e sábado piores. Além dos ataques a estabelecimentos, os jovens fazem assaltos e agressões gratuitas nas ruas. Os grupos combinam também combates com rivais. Foi o que ocorreu no dia 19, sábado. Cerca de 30 jovens envolveram-se numa luta combinada na rua Conselheiro Bívar. Um grupo era de Faro e o outro de Olhão.

A PSP foi ao local e só parou o combate com tiro de shotgun para o ar. "Foram identificados mas não se pode fazer mais", diz fonte policial. "Todos os fins-de-semana se faz 10 a 20 detenções, mas, presentes a tribunal, saem logo devido à idade."
.
.
Gang dos pontos espanca polícia
02 Outubro 2009
Faro: Filhos do agente também foram apedrejados
.
Nariz partido, cara inchada, uma dor nas costelas que lhe dificulta a respiração e um corte no queixo que foi suturado. É este o estado em que ficou um agente da PSP, espancado com cadeiras, socos e pedradas por um grupo de jovens em Faro. Os filhos do polícia também foram atingidos com pedradas. Os agressores fazem parte dos gangs da cidade algarvia que têm uma lista de pontos para premiar os crimes que praticam.

A agressão aconteceu por volta das 23h00 de terça-feira. Depois de assistir a um jogo no campo da Horta da Areia, entre as equipas onde jogam os filhos, o agente apercebeu-se de uma discussão.
(...)

1 comentário:

  1. Muito interessante...ao lêr este artigo,recordei um episódio de uma série policial que adoro e que ha pouco tempo passou na TV,tratava exactamente deste tema:os criminosos seguiam todos os passos dos "ladrões" de um jogo de vídeo e aonde aqueles que fossem mais violentos ganhavam maior pontuação!!!
    Incrivel...até a violência hoje em dia,já é premiada,aonde vamos nós parar??????
    E que podemos nós fazer,se esses delinquentes são logo libertados depois de serem detidos???
    A polícia cumpre bem o seu trabalho mas depois tambem nada mais pode fazer infelizmente...
    Deixo aqui o meu apoio incondicional a todas as forças de segurança...e neste caso a todos os agentes da PSP que muita admiração merecem de todos nós, por tudo aquilo que no dia a dia passam nas ruas,que EU SEI que não é nada fácil para eles!!!
    E para o agente ferido,deixo aqui os meus desejos de uma rápida recuperação ,ok!!
    Os meus melhores cumprimentos para todos ...e como não podia deixar de ser...muito em especial para todos os operacionais do CORPO DE INTERVENÇÃO..."À FORTIORI"!!!!

    ResponderEliminar