.
.
Seis pessoas foram ainda notificadas para comparecerem no SEF.
Diário Digital / Lusa
O comandante Arantes Dias explicou que o dispositivo policial preparado para Sp. Braga-Benfica, referente à nona jornada, será reforçado, isto porque é um jogo de alto risco. «Os polícias presentes são naturalmente aqueles que entendermos serem necessários. Talvez ultrapassando um pouco aquilo que aconteceu nas épocas anteriores. Vai existir algum acréscimo, porque estamos perante um jogo que está rodeado de circunstâncias um pouco diferentes e vamos acrescentar alguns polícias. Devem rondar os 150 agentes e vamos contar também com a presença do corpo de intervenção, tal como sucede nestes jogos», explicou o comandante Arantes Dias, em declarações à Antena1.
PSP de Lisboa, Porto, Setúbal, Faro e ilhas são os primeiros a receberem vacina contra Gripe A
fonte "SOL"
enviado por "Irmão Dalton 3"

Reparti Mobili da Polizia di Stato:

A operação da PSP mobilizou 120 homens, entre elementos do Corpo de Intervenção, do Grupo Cinotécnico, Esquadras de Intervenção Rápida de equipas de investigação criminal.
12 Outubro 2009 - 02h21 - Última Hora
Ainda mal tinha desligado o telefone a pedir ajuda quando, através da montra envidraçada, vê estacionar à porta quatro motos, topo de gama, com dois agentes da PSP, ao estilo Robocop, em cada uma. A "música" dos motores BMW já tinha encantado os transeuntes que ficaram como que congelados, nas ruas e até nas janelas dos prédios, a olhar a aparatosa chegada. Os olhares de espanto contagiavam também as poucas pessoas que estavam dentro da pastelaria no centro do Barreiro, de onde tinha partido o alerta. (...)
Também o DJ do espaço foi identificado por estar na posse da réplica de uma arma de fogo. Com os elementos do Corpo de Intervenção da PSP no interior da discoteca, o DJ ainda arriscou desafiar a polícia."A bófia não manda aqui!", conseguiu gritar algumas vezes antes de ser revistado pelos agentes da PSP que descobriram a falsa pistola junto aos CD que estava a usar.
A operação, que envolveu trinta elementos da polícia, permitiu ainda identificar um funcionário de nacionalidade brasileira que se encontra em situação ilegal no País. Foram detectadas 12 infracções relacionadas com a ausência ou deficiência de sinalização no espaço, exigida por lei.
Ninguém espera que aqueles que têm por função zelar pela nossa segurança se suicidem, porque esta tragédia não deveria acontecer com polícias. Esperamos, sempre, que haja alguém que nos guarde como um anjo da guarda e, esse, é sempre mais forte do que nós.

O alerta para um suposto caso de violência doméstica levou, ontem, quinta-feira, a PSP a cercar um prédio, em Valadares, Gaia. Mulher disse que marido lhe exibiu arma e ameaçou suicidar-se. Homem acabou por entregar-se à Polícia. 









A missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) condecorou 56 polícias portugueses que integraram a unidade de polícia da ONU (UNPOL) pelo contributo para a segurança e estabilização do país.
"O que conta é poder andar em Díli de dia ou de noite, ir para o interior e voltar à hora que se queira sem nada de mal acontecer. Hoje qualquer cidadão poder circular livremente no país, o que marca o merecimento destas condecorações", afirmou o vice primeiro-ministro.
Mário Carrascalão lembrou que "o povo passou um mau bocado em 2006", mas salientou que "está hoje numa fase de estabilização e encontrou o elemento principal para olhar para o futuro que é a sua segurança e a estabilidade social".
"Tal deve-se às entidades e aos países amigos que contribuíram para se chegar aqui, através das suas forças de segurança e militares, treinando as nossas forças e assessorando a nossa governação. Isto não é mais do que a indicação, ao contrário do que alguns dizem, de que Timor-leste não é, nem será um estado falhado", afirmou Carrascalão.
"Reunimos todas as condições para aproveitar os recursos naturais de que somos um país dos mais ricos do mundo e estão a ser criadas as condições para o desenvolvimento, que necessita de uma atmosfera de segurança", disse.
O vice-primeiro-ministro disse esperar que, dentro de um ano, o policiamento de todo o território já possa ser assegurado pela Polícia Nacional de Timor-Leste(em três distritos já foi transferida a competência da UNPOL para a PNTL) e realçou que foi devido à "cooperação dos países amigos" que a situação evoluiu favoravelmente, desvalorizando críticas feitas à presença de forças estrangeiras.
O representante especial do secretário-geral da ONU destacou o papel que Portugal tem assumido nas sucessivas missões das Nações Unidas em Timor-Leste e lembrou que o empenho português "foi decisivo para transformar Timor num país livre, independente e democrático".
Atul Khare enalteceu a competência dos polícias portugueses e o seu contributo para a paz e segurança do país, bem como para a formação e consolidação da Polícia Nacional de Timor-Leste, como força policial preparada para respeitar a Lei e os direitos humanos, que gradualmente tem vindo a assumir a responsabilidade pelo policiamento do território.
O comandante da unidade de polícia das Nações Unidas, o português Luís Carrilho, elogiou os profissionais que vão deixar o país pela forma como cumpriram a missão:
"Tem sido uma honra para mim poder contar com o contributo de todos os elementos do contingente da Polícia Portuguesa. Quero agradecer a cada um a forma, profissional e abnegada com que têm honrado e servido a polícia das Nações Unidas, Timor-Leste e Portugal", disse.
Guilherme Guedes da Silva, em representação do director geral da PSP, agradeceu a "hospitalidade e estima com que o povo timorense tem recebido os elementos da PSP" e destacou o contributo dado pelos contingentes portugueses em Timor para o prestígio que a PSP tem alcançado perante diversas organizações internacionais, no quadro da sua participação em missões do estrangeiro.
"Dos cerca de mil oficiais, chefes e agentes que cumpriram missões internacionais destaca-se o desempenho dos cargos de comandante da polícia da ONU em Timor-Leste, de chefe da missão policial da União Europeia no Congo, de 2º comandante da polícia daONU em Timor-Leste, bem como de comandantes distritais das missões da ONU no Kosovo, na Bósnia e em Timor-Leste", destacou.
"No quadro das Nações Unidas e da cooperação técnica bilateral estamos disponíveis para continuar a formação da Polícia Nacional de Timor-Leste, contribuindo assim para a consolidação da segurança, justiça e liberdade em Timor-Leste", concluiu.
fonte DN
fotos Google
A descoberta da identidade dos criminosos através dos perfis genéticos – popularizados pela série CSI – ainda é uma miragem no nosso país. A base de dados, criada por decreto-lei em Fevereiro do ano passado (e que entrou em vigor no mês seguinte) continua vazia. Há pouco mais de duas dezenas de perfis genéticos e está a avaliar-se a possibilidade de serem introduzidos na base de dados, mas a lei é de tal forma complicada que ainda não foi incluído qualquer dado de criminosos na base.
(...)
fonte e noticia completa CM
foto google
enviado por JC
05 Outubro 2009
O comandante da GNR veio defender a entrada das Forças Armadas (FA) no combate ao crime. Mas a possível intromissão nas funções da Guarda está a levantar forte polémica dentro da instituição. Numa reunião de chefias, o homem-forte da GNR viu contestada a sua tese. E acabou por mandar um comunicado para todos a explicar o que defende.
Fazem parte das funções dos guardas-nocturnos auxiliarem e colaborarem com a acção da PSP ou GNR, entre as 00.00 e as 06.00, tendo em vista uma maior vigilância nocturna.