Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

143 anos ao serviço da ordem pública assinalados pela PSP com cerimónia em Lisboa

foto - site MAI
Lisboa, 02 jul (Lusa) -
A Polícia de Segurança Pública (PSP), força de segurança com múltiplas funções em todo o território nacional e que também já participou em missões internacionais de paz, completa hoje 143 anos de existência.
.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, preside hoje, pelas 10:30, na Praça do Império, em Lisboa, à cerimonia que assinala a comemoração do 143.º aniversário da PSP.
.
A PSP depende do ministro da Administração Interna e está organizada hierarquicamente em todos os níveis da sua estrutura, que inclui a hierarquia de comando e a de natureza administrativa.
Em situações de normalidade, as suas actividades são desenvolvidas segundo os objetivos e finalidades traçados pela política de segurança interna, mas em caso de situações de excepção - estado de sítio e estado de emergência - as suas atribuições derivam da legislação sobre Defesa Nacional.
.
A PSP tem um vasto leque de atribuições, cabendo-lhe em primeira linha garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção das pessoas e dos bens, bem como prevenir a criminalidade em geral, em coordenação com as demais forças e serviços de segurança.
.
Desenvolver as cções de investigação criminal e contra-ordenacional que lhe sejam atribuídas por lei, promover e garantir a segurança rodoviária, designadamente através da fiscalização do trânsito, e participar no controlo da entrada e saída de pessoas e bens no território nacional são outras das suas competências, nos termos da lei.
Manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis, nomeadamente infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias, edifícios públicos e outras instalações críticas, é outra das atribuições da PSP.
.
APSP garante, também, a segurança nos espectáculos, incluindo os desportivos, e noutras actividades de recreação e lazer.
.
Prevenir e detetar situações de tráfico e consumo de estupefacientes, assegurar a proteção do ambiente e garantir a segurança pessoal dos membros dos órgãos de soberania e de altas entidades nacionais ou estrangeiras figuram ainda no seu rol de competências.
.
A participação da PSP em missões internacionais, nomeadamente em operações de apoio à paz promovidas pela ONU, constitui uma realidade desde março de 1992, altura em que o Governo português decidiu a participação de Portugal na componente de Polícia Civil das Nações Unidas na Missão da ONU no território da ex-Jugoslávia.
.
Ao nível da formação, a PSP conta com o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e com a Escola Prática de Polícia.
.
fonte Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário