Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Cerca de 2.500 alunos de Lisboa assistem entusiasmados a demonstrações policiais no Pavilhão da Luz

Lisboa, 28 Set (Lusa) - Cerca de 2.500 alunos estiveram hoje no Pavilhão da Luz, em Lisboa, a assistir a uma demonstração das várias valências da PSP, no âmbito do Programa de Policiamento de Proximidade "Escola Segura".
.
O evento assinalou o início do ano lectivo 2009/2010 e contou com a presença entusiasta de alunos do primeiro, segundo e terceiros ciclos de escolaridade de várias escolas da Área Metropolitana de Lisboa.
.
As acções dos elementos do Corpo de Intervenção, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e das equipas cinotécnicas (com cães) foram as que mais entusiasmaram os alunos presentes.


2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
De Cristina Cardoso (LUSA)

PSP mobiliza 400 agentes para jogo no Dragão

A três pontos do Benfica e a cinco do líder Sporting de Braga, o 'clássico' entre 'dragões' e 'leões' foi classificado pelo Comando Metropolitano do Porto como um encontro de risco. A PSP destacou para o jogo 200 agentes para policiar o Estádio do Dragão e outros tantos para a área envolvente do complexo desportivo.

O dispositivo de segurança será integrado pela Unidade de Recolha de Informações Desportivas, Corpo de Intervenção, Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança no Subsolo, Equipas de Intervenção Rápida e Equipas da Divisão de Trânsito.

As forças de segurança irão ainda efectuar o encaminhamento dos grupos organizados de adeptos de ambas as equipas, sendo as três claques do Sporting acompanhadas desde Lisboa até ao Porto por três Unidades de Recolha de Informação Desportiva.
(...)

fonte Expresso

foto do arquivo do Blog

Sindicato quer ajudar a integrar novos agentes

A direcção da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) quer ajudar a integrar os 901 polícias que, na sexta-feira, se formaram, pelo que vai pedir aos seus delegados que levem "uma mensagem de apoio".
(...)

Especiais da PSP vão abranger todo o país

Comandos serão criados no Porto, Faro, Açores e Madeira para combate ao crime violento.
A medida, concebida e definida pela Direcção Nacional da PSP e que só está à espera da assinatura do ministro da Administração Interna para ser efectivada, por estar no âmbito da Lei Orgânica daquela força de segurança, envolve um total de mais de 500 homens, todos com origem na Unidade Especial de Polícia, localizada em Belas, nas imediações de Lisboa e que tem um efectivo de cerca de mil agentes.

O objectivo da medida é melhorar a capacidade de resposta das forças especiais da PSP, concebidas e preparadas para fazer face a incidentes de alta violência criminal, como o "carjacking" e os roubos à mão armada, mas vai ter também como consequência um aumento do efectivo da UEP (ver texto em baixo), tanto mais que vai ser também incrementado o patrulhamento em áreas de risco, como por exemplo o distrito de Setúbal.
O principal destacamento da UEP vai estar localizado no Porto, com 230 homens, e terá como quartel a Quinta da Bela Vista, nas imediações do Estádio do Dragão, onde já está instalada uma subunidade do Corpo de Intervenção. O destacamento do Porto vai ter como área de intervenção todo o norte do país.

Um outro destacamento especial vai ficar sediado em Faro, com 130 homens, responsável pela zona sul, um na Madeira e outro nos Açores, com 40 cada um. Prevista está também a criação de mais quatro ou cinco pequenas subunidades da UEP, com seis elementos cada uma, em locais que não foi possível apurar, mas mais viradas para a inactivação de engenhos explosivos.

Os destacamentos do Porto e Faro, os mais importantes, serão verdadeiras réplicas da UEP, com todas as valências operacionais, das operações especiais à segurança pessoal, e terão comandos próprios, mas ficarão dependentes em termos operacionais, logísticos e administrativos do comando da PSP do Porto e de Faro.

Já em termos de formação, doutrina de emprego e certificação das forças - que será anual - vão ficar sob dependência do comando da UEP, que poderá vir a sobrepor-se operacionalmente ao comando local em situação excepcional e depois de avaliação da gravidade do incidente, como foi determinado pela Direcção Nacional da PSP.
.
.
Movimento de forças especiais incrementa aumento de efectivo
A movimentação a que se vai assistir na PSP está associada à criação da Unidade Especial de Polícia (UEP), que, mercê da nova Lei Orgânica, concentrou forças, estruturas e serviços que anteriormente estavam dispersos, tal como aconteceu na Unidade de Intervenção da GNR, que vai também criar um destacamento no Norte, em Penafiel. Na prática, a criação das extensões da UEP constitui a primeira reestruturação ou adaptação da unidade às novas realidades da criminalidade, com maior foco na instrução conjunta e na doutrina. Mas o incremento das subunidades vai ter consequência no recrutamento, em particular no Corpo de Intervenção e no Grupo de Operações Especiais, as duas forças da UEP com maior empenhamento. No próximo ano vão ter lugar dois novos cursos, em números ainda a determinar.
.
fotos do arquivo do Blog

Legislação

Despacho 20.856-2009 - Actualização dos abonos de alimentação para a GNR e PSP.

Portaria 1084-2009 - Aprova o modelo de cartão profissional do pessoal vigilante de segurança privada.

Portaria 1085-2009 - Estabelece os requisitos para a obtenção de alvará e de licença-autorização para exercer a actividade de segurança privada.

Se algum Camarada estiver interessado, pode pedir esta legislação através do nosso email .

Zapping fim de semana

Foi a PSP que procurou 'escutas' em Belém
22 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
Armas de fogo apreendidas em operações da GNR e PSP
22 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP apreende 566 doses de haxixe e 696 de cocaína
cocaína
21 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP apreendeu 13 armas de fogo e mais de 2114 munições de vários calibres
21 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP alerta contra mensagem fraudulenta de e-mail
21 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP queria congelar progressões
19 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP: Sindicato dos Chefes da polícia admite pedir inconstitucionalidade do novo estatuto profissional
19 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
Compromisso de honra de 900 novos agente PSP
19 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP: Escalões profissionais foram desbloqueados, progressões "até ao final do ano"
18 de Setembro de 2009 Relevância: 78%
.
PSP: Desbloqueamento dos escalões é "justo" mas é uma medida "eleitoralista" - sindicatos
18 de Setembro de 2009
.
fonte DN

Apresentação de agentes da PSP gera polémica



O curso de formação só terminava no dia 25 mas foi encurtado quatro dias para que a apresentação pública pudesse acontecer hoje. A PSP garante que não houve qualquer "pressão" do Ministério da Administração Interna para executar esta alteração, de modo a permitir ao actual Governo promover o esperado reforço do efectivo.
.
fonte RTP

Ataque à polícia faz três feridos

19 Setembro 2009 - 00h30
Loures: Intervenção da PSP no Bairro do Catujal

Uma intervenção da PSP para retirar um grupo de jovens que ocupara uma casa vazia no bairro do Catujal, Loures, acabou anteontem à noite em confrontos entre a população e os agentes. Três polícias ficaram feridos e três moradores do bairro acabaram detidos por agressão e injúrias à PSP. O relato dos acontecimentos muda consoante o lado da barricada.
(...)
fonte CM

4 mil polícias com salários actualizados

Terminou ontem, em Torres Novas, mais um curso de formação de agentes da PSP, que formou 901 polícias
Anúncio no dia em que entraram 901 novos agentes ao serviço
.
A aplicação da lei 12/A (vínculos, carreiras e remunerações da Função Pública) à estrutura da PSP, feita no início de 2009, congelou os escalões salariais de cerca de quatro mil polícias. A Direcção Nacional da PSP pressionou e o Ministério da Administração Interna acordou ontem – dia em que entraram ao serviço 901 novos agentes – resolver o caso, permitindo que quem reunir condições para a progressão a consume até final deste ano.
.
Na PSP, além da ascensão vertical entre as três categorias (agente, chefe e oficial), os operacionais desta força de segurança podem também progredir ‘horizontalmente’ nos escalões salariais dentro de uma mesma categoria. Ao fim de três anos de trabalho, um elemento policial ascende de escalão salarial, o que, mediante a classe a que pertencer o posto que ostenta, lhe valerá um aumento estimado entre os 30 e os 120 euros. Quando tomou posse, em 2005, o actual Governo alegou critérios economicistas para decretar o primeiro congelamento de escalões, revogado só no fim de 2007.
.
Com a entrada em vigor da lei 12/A na PSP, aliada à indefinição sobre a entrada em vigor do novo estatuto da PSP, os escalões foram de novo bloqueados. Após análise jurídica do assunto, nomeadamente das novas leis de segurança interna e de investigação criminal, bem como do projecto do novo estatuto da PSP (que ainda aguarda promulgação presidencial), só ontem foram reunidas as condições para que a Direcção Nacional da Polícia comunicasse novo desbloqueamento dos escalões.
.
O Sindicato Unificado de Polícia louvou o "esforço da PSP na colaboração para o desbloqueamento dos escalões", enquanto a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) considera a medida "justa, embora tardia".
.
"Há agentes com perdas de 700 a 800 euros desde o início do ano", referiu Paulo Rodrigues, presidente da ASPP.
(...)

foto DN

Escalões profissionais foram desbloqueados, progressões "até ao final do ano"




Lisboa, 18 Set (Lusa) - A Direcção Nacional da PSP anunciou hoje o desbloqueamento dos escalões profissionais na corporação, garantindo que a progressão de quem este ano adquiriu esse direito será concretizada "até ao final do ano".

 Fonte da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou hoje à Agência Lusa que a progressão profissional foi suspensa em 2008 porque foi "necessário fazer a análise jurídica de todos os diplomas legais entretanto aprovados" envolvendo a matéria.
"Foi feira uma análise jurídica do assunto por parte do Ministério da Administração Interna e da PSP e concluiu-se que era possível desbloquear a progressão profissional", disse a mesma fonte, adiantando que a situação de quem este ano tinha direito a progredir estará resolvida "até ao final do ano.

Lisboa, 18 Set (Lusa) - Dirigentes sindicais da PSP concordaram hoje que o anunciado desbloqueaamento dos escalões profissionais na polícia é uma medida "justa" e "positiva", mas observam que a mesma "peca por ser tardia" e surge em vésperas de eleições.

Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), referiu à Agência Lusa que a decisão, hoje anunciada pela Direcção Nacional da PSP, é "positiva" e "bem-vinda", embora seja "claramente eleitoralista", pois as reclamações dos polícias já duravam há vários meses.
O dirigente do SINAPOL mostrou-se satisfeito por a decisão ir agora permitir a progressão a muitos polícias que tinham a carreira "congelada".

 © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A
fonte RTP

Raptam e atiram contra PSP

Lisboa: Tiros contra a polícia durante perseguição
.
Um homem, de 42 anos, viveu momentos de terror ao ser sequestrado ontem de madrugada por uma dupla armada junto à discoteca Mussulo, na rua Martens Ferrão, em Lisboa. Na fuga, os sequestradores dispararam contra uma patrulha da PSP que os perseguia. Acabaram detidos.

(...)

Guerra de gangs com terror e tiros

Seixal: Rivalidade entre bairro do Jamaica e Quinta da Princesa

"Quando eles entraram aqui já era para o matar. Levou dois tiros mas ainda saiu pelo próprio pé. Pior foi um cliente meu, que nada tinha a ver com a guerra [de gangs, entre os bairros do Jamaica e da Quinta da Princesa] e também levou um tiro na zona lombar." A descrição é de Gabriel da Luz, proprietário do restaurante Mariposa, na Amora, Seixal, que anteontem à noite viu o seu espaço, com 12 clientes aterrorizados, ser invadido por quatro homens com facas e duas pistolas.
(...)
A PSP marcou presença em força no local, com seis carros--patrulha. De imediato foram feitas rondas ao local, de forma a detectar os agressores. Sem sucesso. No entanto, o autor dos disparos, do Bairro do Jamaica, segundo uma fonte da PSP já está identificado.
.

PSP de Leiria tem novo comandante desde ontem

O Intendente Flávio Alves, até ontem responsável pelo Comando Distrital da PSP de Leiria, vai dirigir o departamento de Investigação Criminal daquela polícia. O lugar vai ser ocupado por Rui Conde, até agora intendente no destacamento do Corpo de Intervenção do Porto.
(...)
Fonte "Diário de Leiria"

Pistolas de novo recolhidas


14 Setembro 2009 - 00h30
Segurança: Novas Armas da PSP e GNR com novo problema técnico

O rearmamento da PSP e GNR parece estar ‘enguiçado’. Primeiro, as Glock 19 (modelo da nova pistola) foram distribuídas com patilha de segurança no lado direito da arma, ideal para a residual percentagem de atiradores canhotos. O Governo acordou com o fabricante a colocação de uma patilha extra que, agora, se constatou causar quedas do carregador em situações de tiro. O MAI já ordenou nova recolha das armas.

No total, 17 750 armas (8875 já entregues a cada uma das forças de segurança) estão, desde há poucas semanas, a ser alvo de nova reparação. Para não prejudicar a operacionalidade da PSP e GNR, o MAI decidiu que a reparação da anomalia teria de ser gradual. Assim, os operacionais estão a levar as suas Glock 19 às oficinas de armamento.

A reparação técnica é simples. "Em apenas cinco minutos retira-se o punho da arma e substitui-se por um novo, com apenas uma patilha de segurança, desta feita no lado esquerdo", diz fonte policial.

PORMENORES
A PSP e GNR vão receber 42 mil novas armas até 2012. Até ao momento, foram distribuídas 17 750 pistolas.
CANHOTOS
A Glock mantém uma quota de cinco por cento de armas com patilha de segurança à direita, destinada a atiradores canhotos.
COLDRES
O MAI já adquiriu, segundo fonte governamental, mais de dez mil novos coldres para equipar as pistolas Glock 19.
.
enviado por "Irmão Dalton 4"

Zapping fim de semana

Agentes da PSP forçados a dar impressões digitais
Agentes da PSP forçados a dar impressões digitais
14 de Setembro de 2009 Relevância: 78%

PSP ganha residência em Lisboa
PSP ganha residência em Lisboa
13 de Setembro de 2009 Relevância: 78%

PSP ganha residência em Lisboa
PSP ganha residência em Lisboa
13 de Setembro de 2009 Relevância: 78%

PSP acelera para apresentar polícias antes das eleições
PSP acelera para apresentar polícias antes das eleições
12 de Setembro de 2009 Relevância: 78%

PSP deteve dois homens com 32 e 16 anos na posse de 500 doses de heroina
PSP deteve dois homens com 32 e 16 anos na posse de 500 doses de heroina
11 de Setembro de 2009 Relevância: 78%

PSP apreendeu 5.940 unidades de material pirotécnico em Angra do Heroísmo
PSP apreendeu 5.940 unidades de material pirotécnico em Angra do Heroísmo
11 de Setembro de 2009


Membro de gangue esfaqueia polícia

Um agente da PSP foi ferido, à facada, este domingo, na Cova da Moura, na sequência de uma acção para travar confrontos entre gangues. A Polícia foi recebida à pedrada e teve que fazer vários disparos.
(...)
fonte e noticia completa

Exibe machado para beber copos

12 Setembro 2009 - 00h30
Praia da Rocha: Detido após ameaçar Corpo de Intervenção da PSP
.
"Quero outra cerveja, se faz favor!" O pedido, aparentemente simples e feito num tom seco, foi acompanhado pela colocação de um machado sobre o balcão do bar Duke of Holland, na avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, num gesto claro de intimidação e aviso.

"Foi um momento muito assustador", disse ao CM o proprietário do estabelecimento, Martin van der Veen, que atendeu o cliente e alertou de imediato a PSP. O incidente ocorreu pela 01h45 de ontem, vindo o indivíduo a ser detido pelo Corpo de Intervenção da PSP, cujos elementos injuriou e ameaçou quando o retiraram do interior do bar e lhe apreenderam o machado.
(...)

Legislação e formação de tiro

Se algum Camarada pretender receber esta legislação (normas, anexos, lei, etc) em suporte informático, pode pedir através do email do Blog tendo para isso que identificar-se.

"Corrida" alucinante tinha que durar 12 minutos entre a cadeia e o tribunal

"Noite Branca"

Carrinhas com os arguidos "voaram" no meio do trânsito para percorrer cerca de 14 quilómetros, entre a prisão de Custóias, a PJ do Porto e o Palácio da Justiça

Passavam dois minutos das 9 horas, quando os portões do estabelecimento Prisional de Custóias, em Matosinhos, se abriram para deixar passar a carrinha celular transportando Bruno Pidá, o preso mais mediático do caso "Noite Branca", e outro arguido do processo.
No exterior da cadeia, dois batedores e um carro patrulha da PSP arrancaram a toda a velocidade, assegurando que o trajecto seria cumprido no tempo previsto.
(...)

Entre elementos do Corpo de Intervenção, agentes fardados e à civil da PSP e elemento do GISP, estariam no local cerca de cem homens.
.

Esquadra de Camarate abriu hoje mas junta de freguesia diz que tem poucos agentes

Loures, 07 Set (Lusa)
.
Três meses depois de estar concluída, a nova esquadra de Camarate em Loures abriu hoje ao público com um efectivo de 40 homens, número considerado insuficiente pelo presidente da junta de freguesia local.

Apesar de as obras já estarem concluídas desde finais de Junho deste ano, só agora é que a esquadra de Camarate abriu portas, uma espera que motivou algumas críticas por parte do executivo da junta de freguesia.
.
Contudo, o secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, garantiu hoje que a data de inauguração da esquadra já estava programada para esta data, recusando qualquer tipo de manobra eleitoralista.

Fábio Canceiro (LUSA
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
.
Fonte

Preso após insultar e agredir polícias

08 Setembro 2009
Desordem após festa do centro cultural Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal
.
Um homem, de 36 anos, foi detido, ao início da noite de domingo, depois de ter insultado e agredido agentes da PSP que foram chamados para acabar com uma desordem que o suspeito tinha começado em plena via pública.

Tudo aconteceu nas imediações do Centro Cultural de Solidariedade Social de Nossa Senhora da Conceição, no cruzamento da avenida Jaime Cortesão e a rua João Vaz, no centro de Setúbal. A instituição organizou durante a tarde uma festa de Verão, que decorreu dentro da normalidade. No entanto, após o fim dos festejos, uma escaramuça teve início na via pública.

A PSP de Setúbal foi chamada ao local e tentou colocar um fim na desordem, mas foi recebida de forma violenta pelo suspeito, que se mostrou sempre “muito violento”, de acordo com a força policial. O homem insultou os agentes e agrediu-os a pontapé, sendo detido. A polícia viu-se obrigada a chamar o Corpo de Intervenção.

Detidos por agressão a PSP

04 Setembro 2009 - 00h30
Suspeitos estavam a discutir frente ao Posto de turismo da Praia da Rocha e polícia tentou acalmá-los
.
Dois homens, de 28 anos, um deles suíço, e uma mulher, de 35, agrediram e injuriaram alguns elementos do Corpo de Intervenção da PSP, tendo sido detidos, pelas 03h50 da madrugada de ontem, na avenida Tomás Cabreira, frente ao Posto de Turismo, na Praia da Rocha.
.
Fonte do Comando de Polícia referiu ao CM que a situação começou quando um dos agentes do CI se apercebeu de uma discussão entre os suspeitos e, ao aproximar-se para os tentar acalmar, foi injuriado. Ao receber voz de detenção, o trio resistiu e tentou fugir. Perseguido cerca de 50 metros pelos agentes, reagiu, agrediu os polícias e acabou detido. Foi ontem presente a tribunal.
,

Email enviado por um Cidadão...

"“Ou comes a sopa ou chamo o Sr. Polícia / Sr. Guarda”
“Porta-te bem senão chamo o Sr. Polícia / Sr. Guarda”

Quantas vezes eu ouço barbaridades destas de pais que não conseguem gerir o comportamento dos filhos, recorrendo a um erro brutal de chantagem e medo.
É que um dia, se alguma dessas crianças se perder dos pais, a última pessoa a quem irão recorrer seria a primeira a ajudá-la, bem como aos pais, nessa adversidade.
.
Houve alturas – nasci ainda no tempo da “outra senhora” – em que o papel policial não era dos mais bem vistos pela sociedade, por motivos sobejamente conhecidos –felizmente que a situação mudou! – mas hoje em dia os pais a agirem assim poderão criar situações gravosas para eles e respectiva prole.
.
Eu sempre ensinei às minhas filhas que o Sr. Polícia era bom e se um dia se perdessem do pai ou da mãe que se agarrassem às calças do Sr. Polícia e dissessem que queriam o pai e a mãe; sempre as levei a ter com polícias na rua para os cumprimentarem; ensinei-lhes quais eram as fardas (porque há PSP, GNR, Bombeiros, Vigilantes) e que esses as iriam ajudar em caso de necessidade.
Talvez por ser uma atitude pouco habitual, também achava curiosa a atitude dos agentes da autoridade a quem me dirigi, nomeadamente a cara de espanto perante a minha iniciativa, mas regra geral, segundos depois, estavam à conversa com os meus rebentos, houve alguns, muito poucos, que nem uma palavra deram às crianças e isso inibia-as de se dirigirem posteriormente a outro agente da autoridade, mas com alguma insistência, as coisas ultrapassavam-se e assim continuou o ritual de cumprimentar o Sr. Polícia.
Eu ensinei-lhes que o Sr. Polícia era bom e é essa a ideia com que elas ficaram e quero que fiquem, pelas razões anteriormente apontadas.
.
Mas a Instituição também tem uma obrigação: a de zelar para que seja moralmente correcta, com patamar de valores elevados; igual ou superior, comparativamente ao cidadão. E deve zelar para que sejam afastados os que saiam desse padrão, para que os restantes não sejam medidos pela mesma bitola, para que o cidadão os continue a respeitar, como eu acho que merecem.
Há sempre ovelhas negras em qualquer lado e as Forças de Segurança não são excepção e são essas que deverão deixar a mesma, independentemente do posto ou idade, a bem do bom nome da Instituição e dos elementos que a compõem.
.
Eu obrigo-as a comer a sopa sem recorrer a métodos chantagistas tolos e continuo a dizer às minhas filhas que o Sr. Polícia é bom e que está sempre prontos a ajudar-nos.
.
Cumprimentos a todos!
.
João Falcato
(Ag Téc. Arq.ª e Engª.)
"

Facadas e tiros em guerra de bairros

02 Setembro 2009 - 00h30
PSP do Seixal atenta ao conflito entre Quinta da Princesa e Bairro do Jamaica
.
O ataque à facada ocorreu pelas 15h00 de segunda-feira, perto da rotunda da Cruz de Pau. Apanhado sozinho, o homem, com pouco mais de 20 anos, ainda correu, mas foi esfaqueado nas costas. Levado para o Hospital Garcia de Orta, teve alta ontem de madrugada.

Os dois agressores são do bairro do Jamaica. As facadas de anteontem ter--se-ão ficado a dever a um outro incidente ocorrido com um jovem deste bairro do Fogueteiro que, sábado à noite, se deslocou ao bairro com uma amiga.

Foi, então, baleado com uma pistola num pé. Face ao escalar da violência, a PSP do Seixal pediu anteontem a presença de dez agentes do Corpo de Intervenção na Cruz de Pau, reforço que ainda se mantém.
.
fonte CM

Tiroteio na Amoreira

01 Setembro 2009
Moita: Troca de tiros com a PSP após dois rapazes terem sido baleados
.
Agentes da PSP do Barreiro foram, no domingo à noite, recebidos a tiro por moradores do Vale da Amoreira, na Moita, quando tentavam pôr cobro a confrontos entre gangs rivais. Durante a intervenção, a polícia detectou, no interior de um apartamento, um grupo de jovens a fabricar cocktails molotov para serem arremessados e procurou travar novos ataques. A PSP acabou por ter de responder a tiro.
(...)
Logo no domingo à tarde as autoridades acorreram em peso ao local, fortemente armados, mas não foram bem recebidas pelos moradores. Em alguns pontos do bairro registou-se troca de tiros, mas estes não provocaram ferimentos. Pelas 22h30, agentes detectaram jovens a fabricar bombas incendiárias. A polícia efectuou diversas patrulhas no bairro, tido como bastante problemático, efectuando revista a vários jovens. A tensão prolongou-se durante a noite e estendeu-se ao dia de ontem, onde cerca de 30 agentes fortemente armados marcaram presença.
(...)
fonte CM
.
Podem ver a noticia TVI AQUI em VIDEO
.
PSP acaba com violência no Vale da Amoreira após tiroteio