Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

As Causas e os Problemas (I)


Camaradas,
nunca participei em qualquer fórum, chat ou blogue de Polícias ou da Polícia porque entendo que este não é um assunto para ser debatido assim tão abertamente no espaço cibernauta. Apenas quem é da casa sabe o que se passa realmente lá dentro. Ou seja, se este é um blogue sobre o Corpo de Intervenção e sobre assuntos do mesmo, o mesmo apenas deveria estar disponível mediante uma password cedida apenas a quem pudesse confirmar a sua verdadeira identidade aos autores do blogue. A identidade dos mesmos, nos comentários, poderia, depois, caso assim desejassem, manter-se no anonimato. Isto apenas para evitar os “intrusos” da net…

Abri esta excepção apenas para demonstrar a minha tristeza e desilusão por tudo o que se tem passado na Polícia, especialmente nos últimos anos. A principal responsabilidade vem dos Comandos, ou seja, de quem deveria zelar pela Polícia, pelos Polícias e até, naturalmente e porque não, pelas suas famílias. Porque para que a Polícia seja uma família, também o Polícia precisa de paz e estabilidade na sua própria casa.

E porque falo nos “Comandos”? Porque nos últimos tempos esses Comandos não têm Comandantes, têm “mandantes”. Comandar não é mandar. É muito mais que isso. Comandar é zelar pelos seus homens, respirar com eles o mesmo ar, sentir os mesmos cheiros, os mesmos odores, os mesmos sabores, sentir o frio e a chuva, o calor e a humidade, as alegrias, as tristezas, tudo!, de igual como os seus homens. Mas depois comandar é tentar fazer tudo para ultrapassar, melhorar, vencer, todas as dificuldades e contrariedades. Fazer de tudo para que os seus homens não vejam ali só mais um superior hierárquico, mas sim alguém com que podem contar para tudo! Em qualquer lado! Hoje, infelizmente, só temos “mandantes”. E esses “mandantes” apenas se preocupam com o currículo e a sua progressão na carreira. Passam por cima de tudo e de todos ou simplesmente ignoram quem lhes pede ajuda. Assobiam e olham para o lado, completamente indiferentes.

Outro dos grandes responsáveis pelo estado actual da Polícia são os políticos. Que, na sua maioria, têm uma grande aversão à ordem e disciplina (apesar de nunca o admitirem). Abrem a excepção quando essa ordem e disciplina tem que existir para manter o seu lugar político (leia-se “tacho”). Mais, a maioria sofre daquilo que vulgarmente se chama de “complexo de Esquerda” ou “fantasmas do passado”: olhar para um polícia é ver ainda o “polícia de choque” que lhes bateu na Universidade de Coimbra ou noutra onde andaram. Portanto, é natural que nunca nos olhem de forma agradável. Estes políticos não sabem nem querem saber dos nossos verdadeiros problemas. Tal como a Judas, é mais fácil para eles oferecerem-nos, de vez em quando, “30 dinheiros”… Claro que alguns vão dizer que até há alguns políticos que fizeram alguma coisa por nós. Mal também se assim não fosse. Mas a grande maioria, repito, está longe de ter o mínimo conhecimento da realidade policial e, como não poderia deixar de ser, coloca “mandantes” nos Comandos, autênticos fantoches que são manobrados à sua vontade.

eviado por:
Odin (elemento operacional do Corpo de Intervenção, Calçada da Ajuda)

Sem comentários:

Enviar um comentário