Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Visita de Merkel a Portugal

  Estado de sítio, mas pouco

Forças de segurança em alerta máximo, trânsito cortado, mas poucos manifestantes.
Centenas de polícias, dezenas de carrinhas do corpo de intervenção, todos os acessos fechados e até um helicóptero militar a sobrevoar a zona. Podia ser um exercício das forças de segurança, um encontro de agentes do corpo de intervenção ou uma cimeira da Nato, mas às cinco da tarde de ontem, o silêncio sepulcral que se abatia sobre os jardins de Belém contrastava com o momento: a visita de Angela Merkel, a toda poderosa chanceler alemã, vista por muitos como a mãe da austeridade. Só faltaram os manifestantes, os que durante a semana que antecedeu a visita promoveram nas redes sociais protestos em número suficiente para que o dia fosse considerado de alto risco para a segurança nacional.
(...)
 
------------------------------------------
Menos de 100 manifestantes no CCB após saída da chanceler
 
Menos de 100 manifestantes no CCB após saída da chanceler
 
Pouco depois da saída de Angela Merkel do CCB, menos de uma centena de manifestantes resistia no local onde decorreu o protesto contra a visita da chanceler alemã. Horas antes, cerca das 15:30, os ânimos tinham ficado mais exaltados com os manifestantes a derrubarem as grades da barreira de segurança e a queimarem um espantalho de Angela Merkel.
(...)
Todo o espaço nas redondezas na residência oficial do Presidente da República foi vedado com grades e desde o Mosteiro dos Jerónimo até ao palácio há um agente da PSP de cinco em cinco metros, de ambos os lados da rua de Belém.
Frente ao edifício do Museu dos Coches e em outros pontos perto do Palácio de Belém há ainda carrinhas de elementos do Corpo de Intervenção da PSP.
(...)
artigo DN completo aqui

-----------------------------------------------
Manifestantes derrubam grades junto ao CCB
 
As grades junto ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, foram derrubadas pelos manifestantes que se concentraram naquele local em protesto contra a visita a Portugal da chanceler alemã, Angela Merkel.
 
O policiamento na zona do CCB, localizado na Praça do Império, foi reforçado depois de as grades fixadas ao chão com cimento terem sido derrubadas.
 
A barreira de protecção acabou por ser feita por um cordão policial dos elementos do corpo de intervenção da PSP.
No local estão também elementos do grupo cinotécnico da PSP e equipas de intervenção rápida.
 
 
-----------------------------------------------
 
Polícia de intervenção reage aos distúrbios dos manifestantes
 
Polícia de intervenção reage aos distúrbios dos manifestantes
 
Depois dos manifestantes terem derrubados as barreiras metálicas que separavam os jardins da Praça do Império do Centro Cultural de Belém (CCB), onde estava Angela Merkel num encontro com empresários portugueses e alemães, o Corpo de Intervenção foi obrigada a agir para repôr a ordem.
(...)
Num momento de alguma tensão, num dia até então calmo, as forças da autoridade reagiram após um grupo de manifestantes ter investido contra os policiais com quatro grades, formando uma espécie de escudo de protecção. Apesar da contenção, as forças de segurança foram obrigadas a reagir para evitar o pior.
 
Recorde-se que, antes, os manifestantes tinham derrubado algumas barreiras de protecção. Sem grades, as forças policiais «construíram» duas barreiras humanas, a primeira constituída pelo corpo de intervenção.
(...)
 
---------------------------------------
 
PSP invadiu forte São Julião da Barra
 

Uma centena de polícias tomou conta do forte. Unidade Especial está presente com elementos armados com metralhadoras e "shotguns". Jornalistas revistados.
 
O forte de São Julião da Barra, a residência oficial do ministro da Defesa que hoje recebe a chanceler alemã, Angela Merkel, está transformado numa instalçaão de alta segurança. Centenas de polícias estão no perímetro do forte, enquanto no seu interior mais elementos da PSP vigiam cada metro quadro da instalação. A Unidade Especial de Polícia também destacou elementos do corpo de intervenção para o local. Estes passeiam-se no interior do forte com metralhadoras e "shot guns".
O dispostitivo de segurança para a chanceler alemã, que almoça e dá uma conferência de imprensa no Forte de São Julião da Barra com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é de tal forma elevado que os jornalistas são revistados à entrada.
 
fonte DN
 

-----------------------------------------------
Sacos de folhas a arder frente ao CCB
Passos Coelho dá as boas-vindas a Angela Merkel antes do almoço de trabalho no Forte de S. Julião da Barra
 
A presença de Ângela Merkel, no CCB, exaltou os ânimos dos milhares de manifestantes. Entretanto, os manifestantes da CGTP, concentrados frente ao Parlamento, impedidos de seguir até à residência oficial de primeiro-ministro, dispersam após discurso de Arménio Carlos.
(...)
fita de tempo
(...)
16h51 - CCB - Ouvem-se conversas entre manifestantes, com troca de argumentos a favor e contra o uso da violência. Mas também há quem cumprimente os elementos do corpo de intervenção e até troque algumas palavras amáveis com eles.
16h50 - CCB - Novas escaramuças entre manifestantes e polícia. Alguém atira garrafa de cerveja contra agentes da PSP. Alguns, manifestantes de cara tapada.Tentativa de derruba, de novo, as barreiras policiais.
16h49 - S. Bento - manifestantes estão diante do Parlamento.
16h47 - S. Bento - Em vez de seguir até a residência oficial do primeiro-ministro, a manifestação vai ficar diante do Parlamento. Foram obrigados a desviar para surpresa e desagrado de Arménio Carlos. Segundo fontes da CGTP, o perímetro policial não permitiu que avançassem em direcção à residência.
16h36 - CCB - Manifestantyes apupam a passagem de uma comitiva de carros. Ouve-se: "Estão a chegar" e "gatunos".
16h34 - CCB - Situação controlada. "Está na hora, está na hora, da Merkel ir embora", gritam os manifestantes.
16h33 - CCB - Confusão entre manifestantes e polícia. Escaramuças. Manifestantes formaram em quadrado e atiraram gardemaento para cima dos agentes.
(...)
ver completo aqui "expresso"

-------------------------------------------
Manifestantes aguardam Angela Merkel perto de Belém, com forte contingente policial
 
 
Cerca de três dezenas de manifestantes aguardava pelas 12:00 a chegada de Angela Merkel ao Palácio de Belém, mas o dispositivo policial no local superava largamente o seu número, com centenas de agentes presentes.
(...)
ver artigo completo aqui SIC noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário