Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Carga policial dispersou manifestantes na AR após 'ataque' com pedras

14NOV2012 - O Corpo de Intervenção da PSP avançou, ao final da tarde de quarta-feira, sobre as centenas de pessoas que estavam concentradas em frente à Assembleia da República. Antes, os manifestantes atiraram pedras da calçada e outros objetos contra as forças policiais. Houve sete detidos e 48 feridos. Vários contentores do lixo foram incendiados junto de veículos estacionados.
.
Carga policial dispersou manifestantes na AR após 'ataque' com pedras

.
Manifestantes começaram por derrubar as grades de proteção junto à escadaria da AR.
A resposta da polícia aconteceu cerca das 18.20 horas, mais de uma hora depois dos manifestantes que estavam concentrados à frente da Assembleia da República terem derrubado as barreiras de proteção colocadas junto à escadaria, levantado paralelos e arremessado pedras da calçada e outros objetos contra a PSP.
.
Antes de dispersarem os manifestantes à bastonada e com auxílio de cães, os agentes já tinham afastado o grupo que se encontrava na primeira linha dos protestos. A meio da escadaria um elemento da polícia filmava os manifestantes, concentrando-se na zona de onde eram atiradas as pedras e garrafas.
.

Carga policial dispersou manifestantes na AR após 'ataque' com pedras
 
Forte cordão policial foi alvo de pedras e outros objetos lançados pelos manifestantes

Uma dezena de manifestantes chegou a subir os primeiros degraus das escadarias e colocou-se como "barreira" entre os outros manifestantes e a polícia, incentivando o fim do arremesso de objetos. Ação que foi insuficiente e não evitou os confrontos que se seguiram.
Avisos por megafone ignorados
.
Depois dos avisos por megafone para os manifestantes dispersarem terem sido ignorados, os elementos do corpo de intervenção da PSP desceram as escadarias e avançaram com bastões e cães.
.

Carga policial dispersou manifestantes na AR após 'ataque' com pedras

 .
Após avisos para a desmobilização, que foram ignorados, PSP avançou sobre os manifestantes.

Em poucos minutos, a carga policial dispersou centenas de manifestantes e, na fuga, foram incendiados caixotes do lixo e vidrões na Avenida D. Carlos I, junto a vários veículos ali estacionados.
.
Os manifestantes dispersaram pela avenida 24 de julho, em direção ao Cais do Sodré. Ouviram-se vários disparos feitos pelo Corpo de Intervenção e ainda por outros agentes que se encontravam em dois carros policiais junto à avenida 24 de julho.
.
Passavam poucos minutos das 19.30 horas quando agentes à paisana detiveram para identificação 15 jovens, de ambos os sexos, tendo alguns sido algemados, junto à estação de comboios do Cais do Sodré.
.
ÀS 20.55 horas, num balanço provisório, a PSP indicou que sete pessoas ficaram detidas pelo crime de desobediência e serão presentes a tribunal esta quinta-feira. Registaram-se ainda 48 feridos ligeiros - 21 são elementos da PSP e 27 são manifestantes.
.
Segundo o subcomissário Jairo Campos, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, a carga policial sobre os manifestantes ocorreu devido ao constante arremesso de pedras contra os elementos do Corpo de Intervenção.
.
A carga policial foi "a medida mais adequada para poder por termo à ameaça à integridade física dos agentes que estavam na primeira linha e que foram provocados durante 45 minutos", acrescentou.
.
fonte JN
 
----------------------------------------------------------------
Algumas fotos (várias fontes
 
















 
----------------------------------------------
Declaração da PSP 


----------------------------------------------------
video da manifestação
 

Sem comentários:

Enviar um comentário