Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Marinheiros lançam pânico nas Docas

Depois de o Manchester United ter perdido a final da Liga dos Campeões em futebol, cerca de 50 marinheiros britânicos lançaram, na madrugada de ontem, o caos na zona de diversão nocturna das Docas de Alcântara, em Lisboa, onde tinham visto o jogo pela televisão.
(...)
Perante a desordem, a PSP acabou por comparecer no local em força, tendo mesmo efectuado uma carga sobre os marinheiros – mas não houve detidos. Face à ameaça dos militares, marcaram presença várias patrulhas, bem como o Corpo de Intervenção e Esquipas de Intervenção Rápida.

(...)
CM

Futebol: Taça (final) - PSP com dispositivo numeroso para jogo de "risco elevado"

Cruz Quebrada, 20 mai (Lusa) - A Polícia de Segurança Pública (PSP) destacou um dispositivo "numeroso adequado às circunstâncias" para a final da Taça de Portugal de futebol, no domingo, no Estádio Nacional, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães.

Sem divulgar o número total de agentes da PSP, da GNR e de uma empresa de segurança privada, o sub-intendente Miguel Coelho disse hoje que o policiamento tem "os meios considerados essenciais e necessários para o tipo de evento desportivo que vai ocorrer", num estádio com "uma configuração totalmente diferente" do realizado em estádios do Euro2004.

"O Estádio Nacional acarreta uma logística muito pesada, o que obriga a que o efetivo seja alto e elevado", disse o comandante do dispositivo de segurança montado para a final da Taça de Portugal.

lusa

Festa académica acaba à bastonada

O festival da Semana Académica de Lisboa estava quase a terminar, na madrugada de ontem, quando cinquenta estudantes entraram em confronto, na avenida da Ilha da Madeira, junto ao Estádio do Restelo.

 

A polícia foi chamada ao local e, segundo o Comando da PSP de Lisboa, recebida com "agressões e injúrias por parte dos estudantes". Na tentativa de dispersão dos estudantes, os elementos do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia acabaram por ‘atirar’ dez jovens para as Urgências do Hospital São Francisco Xavier. Cinco dos estudantes ainda estavam ontem, ao final da tarde, internados naquela unidade hospitalar, com múltiplos traumatismos na cabeça e no corpo. Um agente policial também foi hospitalizado.

"Estávamos a divertir-nos, como é natural nestas festas. A polícia entrou a bater sem motivo aparente. Várias raparigas foram apanhadas na confusão e agredidas", contou ao Correio da Manhã Martinho Iglesias, mestrando em Gestão na Universidade Católica e que ontem teve de ir duas vezes ao hospital.

Confrontada com as acusações, fonte da PSP responde que, "perante a desordem, tiveram de ser enviados para o local os meios considerados necessários para repor a normalidade". Uma viatura da polícia ficou danificada devido a apedrejamentos. "O meu filho é um excelente aluno e nunca teve problemas destes. Tem um grande golpe na cabeça, que aponta para uma bastonada com grande violência. A gravidade das lesões levou a que ele vomitasse. Teve de regressar ao hospital para fazer exames e garantir que está tudo bem", disse a mãe de Martinho, que solicitou anonimato.

Pelo menos três raparigas, do programa Erasmus, ficaram feridas e estão incontactáveis. Para já, os jovens vão apresentar queixa ao Ministério Público. A PSP recusou dar mais pormenores sobre o caso, remetendo mais explicações para hoje, através do gabinete de Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa.

QUEIXAS CONTRA A GNR

Três jovens apresentaram queixa contra a GNR por violência policial durante a Semana Académica (SA) do Algarve, que terminou na madrugada de ontem, em Faro. Sandro Ayrton, 25 anos, diz que foi agredido quando estava com um amigo à saída da festa. Conta que foram algemados por sete militares da GNR e levados para um "local escondido, sempre a levar chapadas e pontapés nos tornozelos". As agressões continuaram até mostrarem os cartões de estudante. O jovem apresentou queixa na PSP de Faro.

Já João Conceição, 26 anos, diz que foi expulso do recinto "só porque estava sentado numa baia de segurança". Acrescenta que os guardas lhe bateram "com cassetetes". Em "pânico", tentou fugir, mas foi detido. A GNR confirma a detenção de João, por tentativa de agressão a um agente. Na última noite da festa académica, a GNR detectou sete jovens com haxixe e deteve dois por injúrias, além de seis condutores por excesso de álcool.

fonte CM

CI (Faro) espera ‘casa’ há sete anos

Criado em Abril de 2004, o Destacamento do Corpo de Intervenção (CI) da PSP em Faro espera desde então por instalações definitivas. Várias datas já foram avançadas para começar a construção. Março deste ano foi a última. Mas a obra continua no papel.


"É uma situação quase caricata", lamenta Paulo Rodrigues, presidente da ASPP/PSP. "Os primeiros prejudicados são os homens, que não têm as condições mínimas", diz, "mas depois também se reflecte na qualidade do serviço".

Segundo a ASPP/PSP, as instalações provisórias em Faro têm casas de banho a servir de arrecadação, armamento em locais inadequados e um ginásio transformado em camarata. Metade dos homens do CI está colocada em Portimão. E aí, diz a ASPP/PSP, o sistema de canalização e esgotos necessita de reparações de fundo urgentes.

Desde 2005 que o CI e a ASPP têm feito acções de protesto e mantido reuniões com as entidades responsáveis. Mas, apesar de várias datas prometidas e de até já ter estado inscrita no orçamento do Ministério da Administração Interna em 2008 e 2009, refere a ASPP/PSP, a obra não começou. O Comando da PSP em Faro garante que as instalações têm condições mínimas. E que a qualidade do serviço não está comprometida. Já sobre o início da obra, remeteu para o Governo Civil. Daí, ao CM, explicaram que, actualmente, o projecto está na Direcção Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos, de onde não deverá sair antes das eleições .

Neste período, o CI foi integrado na Unidade Especial de Polícia, que inclui um total de cerca de 105 homens em Faro. A maioria (80) pertence ao CI.

fonte CM

3º Aniversário da Unidade Especial de Polícia

Unidade Especial de Polícia comemorou , dia 05 de Maio o seu 3º aniversário.

O evento foi presidido pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, pelo Director Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Guilherme J.Guedes da Silva, entre outras entidades convidadas.

Foram louvados vários elementos daquela Unidade demonstrando o seu empenho, profissionalismo e dedicação.

A Cerimónia terminou com um desfile e com a apresentação de uma exposição estática de todas as suas valências operacionais especiais.





Data de realização : 5/5/2011
UNIDADE ESPECIAL DE POLÍCIA

fonte psp.pt

Não há «sacrifícios» para as forças de segurança

Afirmação foi feita pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira

Rui Pereira

O acordo entre o Governo e a "troika" não prevê «sacrifícios» que ponham em causa a «actividade operacional e os direitos das forças de segurança» portuguesas, disse esta quinta-feira o ministro da Administração Interna, escreve a Lusa.

«Na realidade eu posso dizer que não há sacrifícios previstos que ponham em causa de maneira nenhuma quer a actividade operacional, quer os direitos das forças de segurança», disse o titular da pasta da Administração Interna, Rui Pereira.

O ministro considerou que o acordo de ajuda externa entre o Governo e a "troika" - constituída pelo Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu - «aponta com muito rigor e com muita competência» para o futuro, traduzindo-se num «êxito muito importante para o nosso país».

«Vivemos momentos de dificuldades e de constrangimentos, mas tal como sempre temos dito, essas dificuldades não podem afectar as missões de soberania. E por isso mesmo, nós temos em curso um processo de formação de mil agentes da PSP, tal como ocorre em paralelo outro para a GNR, para idêntico número de elementos», adiantou.

Rui Pereira falava aos jornalistas à margem da cerimónia de comemoração do terceiro aniversário da Unidade Especial de Polícia (UEP), que decorreu em Belas, concelho de Sintra, onde entregou a medalha de ouro a esta unidade por serviços distintos.

O ministro destacou o papel e a missão da UEP, recordando a visita do papa Bento XVI e a cimeira do tratado do Atlântico Norte, «que em ambos os casos as forças de segurança portuguesas, em particular a PSP, foram elogiadas internacionalmente pelo seu desempenho profissional e competente».

TVI 24

Carga policial contra adeptos do Benfica

5Maio2011
As forças da autoridade carregaram sobre os adeptos do Benfica no final do encontro das meias-finais da Liga Europa, disputado no Estádio AXA (1-0), em Braga.

Os agentes foram obrigados a entrar na bancada ocupada por adeptos do Benfica numa altura em que estes arremessavam cadeiras para o interior do relvado.

fonte Record

3º Aniversário da Unidade Especial de Polícia da PSP


O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presidiu hoje (05/05/2011) à cerimónia comemorativa do 3º aniversário da Unidade Especial de Polícia (UEP), que decorreu na Quinta das Águas Livres, em Belas.

A Unidade Especial de Polícia (UEP) é uma unidade especialmente vocacionada para operações de manutenção e restabelecimento da ordem pública, resolução e gestão de incidentes críticos, intervenção táctica em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos, segurança pessoal dos membros dos órgãos de soberania e de altas entidades, inactivação de explosivos e segurança em subsolo e aprontamento e projecção de forças para missões internacionais.


A UEP compreende as seguintes subunidades operacionais:

a) O Corpo de Intervenção;

b) O Grupo de Operações Especiais;

c) O Corpo de Segurança Pessoal;

d) O Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo;

e) O Grupo Operacional Cinotécnico

fonte MAI


Arguidos do processo da máfia da margem sul afastados da audição de testemunhas


Os arguidos do processo de uma rede de extorsão através da segurança de bares que está a decorrer no Tribunal do Seixal não estarão presentes na audiência de hoje à tarde para evitar que as testemunhas deponham sob pressão.
Esta tarde serão ouvidas duas testemunhas, uma das quais não pôde ser ouvida de manhã devido a uma “incompatibilidade” do sistema de videoconferência.

A outra, que não compareceu na sessão da manhã, deverá vir a tribunal ao abrigo de um mandado de captura para prestação de depoimento, emitido hoje pelo colectivo de juízes.

O processo, também denominado como “máfia brasileira”, começou por reunir 26 arguidos - acusados de mais de 100 crimes, como homicídio, sequestro, associação criminosa, prática de segurança ilegal em bares e discotecas, porte de arma proibida, entre outros - e conta, a partir de agora, apenas com 24.
(...)
Para a sessão desta manhã, que começou com hora e meia de atraso, o dispositivo policial foi reforçado, como já tinha acontecido nas duas sessões anteriores.

O Corpo de Intervenção Especial da Polícia limitou os acessos ao tribunal, impediu o estacionamento no espaço circundante e todas as pessoas foram revistadas à entrada.
(...)
Estão agendadas sessões para audição de testemunhas até final de Maio, mas é provável que os depoimentos se prolonguem além dessa data.

Semi-final da Champions - Real Madrid-Barcelona.

Dispositivo policial utilizado pela "Policia Nacional de España" nesta importante semi-final.

"Centenas de agentes da Policia Nacional Espanhola trabalharam todo o dia (antes, durante e depois do jogo ).

Neste importante dispositivo de segurança participaram agentes da "Unidad de Intervención Policial" (UIP), meios aéreos, cinotécnia, cavalaria e outras unidades de segurança pública."


enviado por: Carlos Gobernado UIP/Madrid

Polícias pedem licenças para procurar melhores ordenados

"Há 164 elementos em licença de longa duração: uns integram missões internacionais, outros a área de segurança em empresas privadas. Todos ganham melhor que na PSP.

Há cada vez mais polícias a aproveitarem licenças sem vencimento de longa duração para abraçarem outras carreiras profissionais e ganharem melhores ordenados. Há três anos, o balanço social contabilizava 27 casos.

Este ano, segundo dados da Direcção Nacional da PSP, o número aumentou quase cinco vezes: há 164 elementos fora, que podem regressar a qualquer momento - desde que passem nos exames médicos e físicos.

Leia mais no e-paper do DN 02 Maio 2011"

enviado por NC