Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

Unidade Especial da PSP resgata reféns - (Correio da Manhã)


A Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP acredita que a primeira abordagem tem de ser sempre pacífica. Por isso, são os negociadores quem, de início, dá a cara. Naquele final de manhã, o desafio era retirar sã e salva mais de uma dezena de reféns de um autocarro. Só que, para o conseguir, primeiro era preciso prender dois sequestradores, que exigiam a libertação de ‘amigos’. Caso a mesma não acontecesse, começariam a matar pessoas.

O CM acompanhou o primeiro exercício conjunto das cinco subunidades da UEP, que conta actualmente com 1290 efectivos. "A lei orgânica da PSP contemplou a nossa criação, para uma actuação multidisciplinar", disse ao CM a comissária Paula Monteiro, responsável pela área de operações da UEP.

O primeiro a entrar em acção foi o subcomissário Luís Moisés. Coordenador da equipa de negociadores do Grupo de Operações Especiais (GOE), entrega um telemóvel aos sequestradores, para que a conversa se inicie. "Procuramos saber as condições exigidas para a libertação dos reféns", refere .

A conversa revela-se, no entanto, infrutífera. Está aberto o caminho para que o Corpo de Intervenção (CI) se mostre. Em redor do autocarro, é montado um anel de segurança, assegurado por operacionais armados. O objectivo é simples: distrair os sequestradores.
.
Duas explosões são a senha de avanço para a equipa de assalto do GOE, junto ao veículo pesado. Com o fumo, os sequestradores são dominados e os reféns libertados para, depois, serem transportados pelo Corpo de Segurança Pessoal.

Os ‘actores’ seguintes são os polícias caninos. Dois binómios do Grupo Operacional Cinotécnico vistoriam o autocarro e dão sinal. Há explosivos numa mochila.

O CI não arreda pé, e mantém a segurança para que o trabalho do agente do Centro de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo prossiga. O exercício fecha com a detonação da mochila suspeita. E uma certeza: "Actuamos em todo o país. O que simulámos é resultado do treino que vinca a nossa operacionalidade", concluiu a comissária Paula Monteiro.
.
PORMENORES
LEI ORGÂNICA CRIOU
Em 2007, a aprovação da nova lei orgânica da PSP deu luz verde à criação da Unidade Especial de Polícia (UEP).

QUINTA DAS ÁGUAS LIVRES
A Unidade, que aglutinou cinco subunidades que, até aí, operavam autonomizadas, foi instalada na Quinta das Águas Livres, em Belas, no concelho de Sintra.

INCIDENTE TÁCTICO
Raptos, sequestros, assaltos. Para a UEP são incidentes táctico-policiais que têm de ser resolvidos.

1290 HOMENS RAPARTIDOS EM CINCO SUBUNIDADES OPERACIONAIS
.
SEGURANÇA PESSOAL

Duzentos e noventa operacionais integram o Corpo de Segurança Pessoal. Dão segurança a políticos, individualidades e pessoas em perigo.
.
GOE
É na resolução de incidentes táctico-policiais que os cem homens do Grupo de Operações Especiais melhor se movimentam. Estão treinados no antiterrorismo.
.
BOMBAS
O Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo não trabalha só com explosivos. Os 90 elementos vistoriam o que for necessário, mesmo subterrâneos.
.
CÃES
60 binómios homem-cão, integram o Grupo Operacional Cinotécnico. Busca de droga, armas, explosivos, salvamento e ordem pública são as missões.
.
NEGOCIADORES
Com a criação da Unidade Especial de Polícia, a equipa de negociadores foi integrada no Grupo de Operações Especiais. Resolvem impasses pela negociação.
.
CORPO DE INTERVENÇÃO
São 500 os operacionais do Corpo de Intervenção. A ‘Polícia de Choque’ é chamada para resolver tumultos, e complementa as patrulhas.
.
É PRECISO QUE O CORPO DE INTERVENÇÃO VÁ PARA BELAS
A operacionalidade da Unidade Especial de Polícia (UEP) é vincada, não só pelo próprio comando da Unidade, mas também pela Direcção Nacional da PSP. No entanto, o comandante da UEP, Intendente Magina da Silva, disse ao CM que falta ainda um aspecto importante para tornar mais eficaz a actuação da UEP. Levar os 500 agentes do Corpo de Intervenção (CI) para a Quinta das Águas Livres, em Belas.
Os 500 operacionais desta subunidade mantêm-se sediados no quartel da Calçada da Ajuda, em Lisboa. Mas espera-se para este ano o início das obras de ampliação das instalações da UEP em Belas, de modo a permitir a mudança do Corpo de Intervenção. "Espero que as obras acabem em Outubro de 2010", concluiu Magina da Silva.

HELICÓPTEROS PERMITEM DESLOCAÇÕES
A prontidão para uma intervenção é todos os dias treinada na Quinta das Águas Livres, em Belas. As cinco subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP) têm de estar aptas a responder a qualquer solicitação, em qualquer ponto do País.
"Para o efeito, contamos com vários destacamentos espalhados pelo País. O Corpo de Intervenção está no Porto e em Faro. Há equipas de segurança pessoal nestas cidades e nas regiões autónomas", explicou ao CM o comandante da UEP, intendente Magina da Silva. No entanto, são frequentes as viagens de operacionais da UEP para outros pontos do País, a partir de Belas – onde estão sediados, por exemplo, os snipers do GOE. Para o efeito, a unidade conta com o apoio de helicópteros pesados da Empresa de Meios Aéreos do Estado. "Quando há necessidade de intervenções noutros pontos do País, é um óptimo meio de deslocação", concluiu Magina da Silva.

"AS CINCO SUBUNIDADES OPERAM HOJE EM SINTONIA" (Magina da Silva, Comandante da UEP)

Correio da Manhã – A UEP já está 100% operacional?
Magina da Silva – As cinco subunidades da Unidade Especial de Polícia operam hoje em total sintonia. Na génese da UEP estiveram o Corpo de Segurança Pessoal, o Corpo de Intervenção e o Grupo de Operações Especiais, e a lei orgânica da PSP permitiu a autonomização do Grupo Operacional Cinotécnico e do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo.

CMComo se vincou a vertente operacional da UEP?
MS– Através de muito treino. Treino constante. Estamos hoje aptos a actuar no continente e regiões autónomas, com equipamento adequado. Só nos falta que o Corpo de Intervenção venha para Belas.
.
fonte CM

24 comentários:

  1. Foi um "espetaculo" digo da G.N.R., estou a ver k s investio bem a nível de relações públicas.
    Mas eu pergunto??
    -Como é que se pode considerar uma unidade única, quando uns têm tudo e outros nada??? -Quando uns são os parentes ricos e outros os parentes pobres??
    -Quando uns "pagam" para trabalhar e outros fartam-se de ganhar dinheiro tanto internamente com externamente???

    Acho que quem é responsável se estar a esquecer do que quer dizer "união", eu pouco sei mas sempre tive a ideia de que para uma unidade funcionar têm de haver união e para haver união têm de haver respeito, igualdade entre todos..ou estarei enganado.

    "Por maioria de razão"...sempre e para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Estas Subunidades da PSP, são as Elites de segurança interna em Portugal.
    - Por ex. o Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP, é um dos Grupos Antitorroristas mais prestigiados do mundo,cujo reconhecimento é bem merecido, devido ás provas dadas, no País e no Estrangeiro. Por isso, esta Subunidade Especial da PSP ocupa um dos lugares cimeiros dos melhores Grupos Antitorroristas do mundo.
    - Convosco estamos seguros,o País orgulha-se destes Bravos Operacionais.

    ResponderEliminar
  3. Bravo Policia, que tiveste de passar por várias etapas tremendamente dificeis para ingressar no Curso do GOE, aí chegado, o sacrificio fisico e psicologico é uma marca constante no teu dia - a dia, durante e após o Curso, mas, só os Bravos conseguem ganhar e manter os simbolos do GOE - A BOINA VERDE e o BREVET, estes simbolos custaran-te suor e lagrimas, mas são teus, e tu é um Policia que orgulhas Portugal e os Portugueses.

    ResponderEliminar
  4. xanax order no prescription overdose on xanax death - death by xanax overdose

    ResponderEliminar
  5. diazepam 5mg best online diazepam - diazepam 4 times a day

    ResponderEliminar
  6. can you really buy xanax online cost of generic xanax - xanax for acute anxiety

    ResponderEliminar
  7. buy diazepam diazepam drug misuse - diazepam kidney disease

    ResponderEliminar
  8. discount phentermine buy phentermine usa - phentermine online no script

    ResponderEliminar
  9. valium diazepam diazepam rectal gel uses - diazepam 2mg side effects

    ResponderEliminar
  10. buy phentermine phentermine-x by start natural - where to buy phentermine in jacksonville fl

    ResponderEliminar
  11. buy cheap diazepam cheap diazepam to buy - buy diazepam fast delivery

    ResponderEliminar
  12. ambien no rx ambien pill finder - ambien 74 93

    ResponderEliminar
  13. ambien pill ambien cr dangerous side effects - ambien buy online

    ResponderEliminar
  14. ambien online without rx generic ambien cr reviews - ambien side effects aggressive behavior

    ResponderEliminar
  15. buy xanax valium online florida 2mg xanax and 2 beers - xanax withdrawal symptoms timeline

    ResponderEliminar
  16. diazepam buy diazepam forum - diazepam dose get high

    ResponderEliminar
  17. order phentermine phentermine kvk tech - phentermine dosage

    ResponderEliminar
  18. intravenous diazepam diazepam dosage for sedation - diazepam dosage neck pain

    ResponderEliminar
  19. buy ambien ambien side effects neurological changes - ambien pill markings

    ResponderEliminar
  20. zolpidem online drug test ambien zolpidem - generic ambien by teva

    ResponderEliminar
  21. buy xanax online no prescription overnight xanax effects during pregnancy - xanax overdose torn

    ResponderEliminar
  22. tramadol generic tramadol hcl long term use - tramadol urine drug test

    ResponderEliminar
  23. buy zolpidem ambien cr 12.5 buy online - ambien vs restoril

    ResponderEliminar