O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, entre as 22h00 de ontem e as 10h00 do dia de hoje, desencadeou uma operação policial de combate ao crime altamente organizado e especialmente violento no Distrito de Lisboa que culminou com a detenção de 6 homens com idades compreendidas entre os 24 e os 43 anos de idade.
No âmbito de uma investigação criminal que decorria há cerca de dois anos, desenvolvida pela Divisão de Investigação Criminal, sob a tutela da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma ilegal e ofensas à integridade física com recurso a arma de fogo, foram realizadas 14 buscas domiciliárias e 14 não domiciliárias a locais e veículos em toda a área metropolitana de Lisboa, numa operação denominada “HADES”.
Esta operação envolveu 100 polícias oriundos das várias Subunidades do Comando Metropolitano de Lisboa, nomeadamente elementos de Investigação Criminal e Equipas de Intervenção Rápida, bem como da Unidade Especial de Polícia, com a participação do Grupo de Operações Especiais, Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico.
Em resultado da operação foram detidos em diversas localidades como Amadora, Barreiro ou Chelas, 6 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas, referenciados por transacionarem este tipo de produtos ilícitos, em vários estabelecimentos de diversão noturna da área da Grande Lisboa.
Na sequência das buscas realizadas foi apreendido o seguinte material:
6 Armas de Fogo:
- 1 Pistola-metralhadora de calibre 9mm;
- 2 Caçadeiras de calibre 12;
- 1 Pistola de calibre.45; e
- 2 Revólveres de calibre.32.
- 517 Munições e Cartuchos:
- 402 Munições de diversos calibres utilizadas em pistolas e revólveres; e
- 115 Cartuchos de calibre 12 para utilização em caçadeiras.
- 1.360,36 Gramas de cocaína, que juntamente com 2.391,78 gramas de produto de “corte” de cocaína, serviria para a confeção de mais de 37.500 doses individuais, com o valor de mercado de cerca de 375.200 euros.
Para além do material referido, foram também apreendidos 42,48 gramas de haxixe, 1,41 gramas de cannabis, 1.430 euros em numerário, 1 viatura, 20 telemóveis, 5 computadores portáteis, 2 televisores LCD, 3 máquinas fotográficas e diversos documentos manuscritos suspeitos de serem provenientes de outro tipo de ilícitos.
É de referir que o detido com 43 anos já cumpriu 8 anos de pena de prisão efetiva pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Os detidos, na sua maioria com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, serão presentes no dia de amanhã à Autoridade Judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.
Sem comentários:
Enviar um comentário