Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

PSP faz rusgas na noite de Faro

Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, a PSP efectuou rusgas a estabelecimentos na zona dos bares de Faro. As operações têm sido realizadas para garantir a segurança na zona, que tem sido palco de diversos desacatos nas noite de sábado.

Na madrugada de ontem, homens do Corpo de Intervenção (CI) da PSP foram a dois estabelecimentos. As autoridades controlaram a identificação dos clientes e funcionários e os bares foram inspeccionados, mas não foi feita qualquer detenção.

Após a operação, que terminou por volta das 04h00, a maior parte das casas já estava fechada e não se registavam problemas. Na operação anterior, há uma semana, os homens do CI viram-se obrigados a limpar a rua do Prior, pois vários jovens atiraram pedras e garrafas à PSP e à segurança da discoteca, que fica aberta até às 06h00.

Estas operações surgem depois de reuniões entre proprietários de estabelecimentos, polícia e autarquia em que se debateu precisamente o problema da segurança na noite de Faro. As partes concordaram em combater a situação com operações cirúrgicas nos bares referenciados como problemáticos.

Desde o início do mês de Outubro que na zona dos bares, ao fim-de-semana, se registavam desacatos com grupos de jovens de Faro mas também de outras localidades como Olhão, Loulé ou Quarteira.
(...)

Greve Geral

CM

PSP retira piquete de greve da Carris na Musgueira

O Corpo de Intervenção da PSP retirou os sindicalistas do piquete de greve da Carris na Musgueira, em Lisboa, que estavam sentados no asfalto nesta madrugada de quinta-feira, tentando impedir a saída dos autocarros que estão a assegurar serviços mínimos na cidade de Lisboa. Um vídeo publicado no site dos Precários Inflexíveis mostra que os agentes policiais tiveram de retirar os grevistas um a um.

fonte CM

--------------------------------------------

TVI

Tensão entre polícia e manifestantes junto à AR

Pessoas deitaram grades de protecção ao chão e polícia teve de formar cordão de segurança. Foram atiradas garrafas e outros objectos contra as autoridades. Pelo menos dois manifestantes foram detidos e uma pessoa ficou ferida .

Vivem-se momentos de tensão junto à Assembleia da República, em Lisboa. Os manifestantes começaram a abanar as grades de protecção colocadas no fundo da escadaria do Parlamento, derrubando-as. A polícia terá feito pelo menos duas detenções. Uma pessoa ficou ferida.
Chegaram a registar-se empurrões entre a polícia e alguns dos manifestantes. As autoridades retiraram os bastões e estabeleceram um cordão de segurança no local.

Há também registo de alguns lançamentos de garrafas e outros objectos contra a polícia, que foi reforçada com mais elementos do corpo de intervenção e cães.

ver video AQUI


PSP encara a greve geral desta quinta-feira com normalidade


A PSP vai acompanhar a greve geral de quinta-feira com normalidade, existindo uma maior disponibilidade do efetivo, apesar de não se tratar de uma operação especial, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou que "não há qualquer plano excecional", sendo dada uma "atenção idêntica" à que é feita em outros dias de greves e manifestações.
Segundo a fonte policial, a paralisação de quinta-feira é encarada como "uma dia normal", existindo apenas uma maior disponibilidade do efetivo por se tratar de uma greve geral.

Um maior número de Equipas de Intervenção Rápida da PSP vão estar em alerta em Lisboa e Porto, principalmente nos locais onde se vão realizar manifestações e junto aos piquetes de greve de algumas áreas, como os transportes, adiantou.

Sublinhou que também os operacionais do Corpo de Intervenção (CI) vão estar mobilizados como acontece em outras ocasiões de greve e manifestações.

Em Lisboa, vão estar de prevenção dois grupos do CI e um em alerta, ou seja, apto para intervir em caso de qualquer eventualidade. No Porto, estará um grupo do CI de prevenção e um em alerta.

A polícia já realizou reuniões e está em contacto com as centrais sindicais CGTP e UGT, afirmou ainda a mesma fonte.

Por Agência Lusa, publicado em 23 Nov 2011

Faro - Segurança à noite motiva reunião

Associação de Empresários da Noite de Faro (ANFARO), PSP e câmara municipal assumiram uma posição de colaboração para acabarem com os problemas na zona dos bares da capital algarvia. As três entidades realizaram ontem uma reunião, motivada pelos desacatos que ocorreram na zona, nos últimos fins-de-semana.


"É preciso separar o trigo do joio. Há três ou quatro estabelecimentos problemáticos", disse ao CM Macário Correia, presidente da autarquia. "A câmara apoia incondicionalmente rusgas nessas casas, onde se sabe que até há tráfico de droga", garantiu o autarca, "depois terão um tempo para entrarem nos eixos, e se não entrarem, ficam sem licença", acrescentou.

Depois de três fins-de-semana em que se verificaram desacatos e, inclusivamente, agressões e apedrejamento à PSP, no último, a polícia já patrulhou a zona dos bares com mais efectivos. Aos homens do Corpo de Intervenção e Brigada de Intervenção Rápida juntaram-se agentes com cães. O resultado foi positivo e esta atitude, "mais musculada", é para continuar, assegura o intendente Vítor Rodrigues, comandante distrital da Polícia.
(...)

Lisboa: rusga em discoteca acaba com dois detidos

Duas pessoas foram detidas, na madrugada de domingo, durante uma rusga da PSP à discoteca Urban Beach (do grupo K), em Lisboa. Uma das detenções ocorreu por posse de uma pequena quantidade de haxixe, informou o Comando Metropolitano daquela polícia.

De acordo com a mesma fonte, a «operação policial de prevenção criminal» da PSP, que contou com a colaboração de elementos do Corpo de Intervenção, realizou-se com aparato, às 04:00 da madrugada de domingo, e tinha por objectivos a detecção de eventual tráfico de droga, armas ilegais e exercício de segurança ilegal.
De acordo com os autos, no âmbito da operação foi detido um homem por «resistência e coacção» a agente da PSP e um jovem de 20 anos que tinha em sua posse 13,53 gramas de haxixe.

fonte TVI 24

PSP apreendeu 50 mil doses de heroína em São Brás de Alportel

Uma investigação da PSP que decorria há seis meses, culminou, este domingo de manhã, na detenção de dois homens e na apreensão de 50 mil doses de heroína, no valor de 160 mil euros, em São Brás de Alportel.

PSP apreendeu 50 mil doses de heroína em São Brás de Alportel

A operação de "grande envergadura" decorreu entre as 05.00 horas e as 06.30 horas, no sítio da Soalheira, em São Brás de Alportel, e resultou na detenção de dois homens, de 20 e 23 anos, suspeitos de tráfico de droga, informou a PSP em comunicado.

A detenção ocorreu na sequência de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, e foi realizada por elementos da Esquadra de Investigação Criminal e do destacamento da Unidade Especial do Corpo de Intervenção da PSP, munidos de um mandado de busca domiciliária.
Além das 50 mil doses de heroína, no valor de 160 mil euros, foram apreendidos ainda dois veículos automóveis, seis telemóveis, duas balanças de precisão, tesouras, facas e 2380 euros em dinheiro, no decurso da operação.
Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Faro, na segunda-feira, às 09.00 horas, para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.

fonte JN


Incidente Táctico-Policial - Loures

Comunicado da PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa, em coordenação com a Unidade Especial de Polícia, da Polícia de Segurança Pública, hoje, dia 3 de Novembro, entre as 12h30 e as 15h00, em consequência de um Incidente Táctico-Policial na Rua do Olival, em Frielas/Loures, interceptou um homem, de 23 anos de idade, suspeito de momentos antes, pelas 10h45, em co-autoria com outros suspeitos, ter tentado perpetrar um roubo, com recurso a arma de fogo, numa ourivesaria no Carregado (área de competência da Guarda Nacional Republicana), e ainda uma mulher, de 22 anos de idade, por posse de arma ilegal.

O referido suspeito, após fuga do local do ilícito numa viatura com matrículas falsas, veio a refugiar-se na residência de uma pessoa conhecida, na Rua do Olival, onde se encontrava uma mulher e duas crianças. Da intervenção policial da PSP, e em resultado do trabalho de negociação, pelas 13h30, foi possível retirar em segurança as duas crianças, de 1 e 4 anos de idade.

Da supracitada actuação, o suspeito foi igualmente interceptado e transportado ao Hospital, encontrando-se sob detenção, por possuir ferimentos de arma de fogo, desconhecendo-se a causa dos mesmos. Por sua vez, a mulher foi sujeita a uma revista sumária, encontrando-se na posse de uma arma ilegal, tendo sido assim detida.

Na gestão do Incidente Táctico-Policial estiveram envolvidos diversos meios policiais, nomeadamente de diferentes serviços do Comando Metropolitano, da Divisão Policial de Loures (Carros Patrulha e Equipas de Intervenção rápida), e da Unidade Especial de Polícia, designadamente Equipa de Negociadores, Corpo de Intervenção, Grupo de Operações Especiais e Grupo Operacional Cinotécnico.
O suspeito, já referenciado pela PSP, ficou sob responsabilidade da Polícia Judiciária, entidade competente pela investigação da ocorrência, bem como um outro suspeito que foi retido por populares aquando da ocorrência na ourivesaria.