Este, é um espaço não oficial.


ESTE É UM ESPAÇO NÃO OFICIAL.
Bem vindo. Serve este espaço para divulgar acções, noticias ou acontecimentos relacionados com o CI em particular e com a PSP em geral, e ainda, assuntos que de alguma forma, para nós, tenham alguma importância a nível profissional, social e/ou cultural...

Todos poderão participar, mandem artigos para serem publicados na página principal para a.fortiori.ci@gmail.com

Guestbook LIVRO DE VISITAS

O inicio de uma nova era...?

"Ainda não é desta que abandonamos o nº23 da calçada de ajuda, a tradicional e histórica casa da "Intervenção".

Vamos "perder" a zona da parada norte, local onde temos os pavilhões de educação física e as garagens auto. Pelos vistos será construído uma escola hípica(?) enquadrado no projecto "frente Tejo", em compensação utilizaremos as instalações da Policia do Exército.
Esta mudança significa que nos manteremos mais uns tempos nas nossas instalações.

O Ex.mº sr Comandante da UEP, garante, que as novas instalações terão a dignidade que merecemos e não aceita outra solução que não seja a nossa ida para Belas.

Congratulamo-nos que a exigência do sr. Cmdt no que diz respeito a instalações dignas esteja de acordo com os nossos anseios, aliás de outra forma não poderia ser. Em nenhum momento vamos permitir que a nossa dignidade seja posta em causa.

Esperamos a todo o momento que a segunda metade do estatuto seja divulgada para em caso de tratamento diferenciado em relação às restantes sub-unidades desta UEP, termos a firmeza necessária para provarmos que não somos mais nem menos que os outros. Infelizmente a criação desta super-unidade inicia-se de uma forma que descrimina muitos dos seus elementos que participaram com "letras de ouro" na feitura da história desta polícia. O Ex.mº sr. Cmdt a quem, independentemente dos defeitos, ninguém nega a coragem e o poder de decisão, não a teve no entanto para criar uma Unidade (Una), mas , sujeitou-se a um projecto "xadrez" de diferentes ordenados e diferentes boinas, neste capitulo resta-nos a esperança que haja um "volt-face"..."

enviado por "Galaico"

Justiça: DIAP de Lisboa concluiu que agente da PSP agiu "em legítima defesa" ao disparar contra assaltante do BES

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa concluiu que o agente da PSP que disparou mortalmente contra um dos assaltantes a uma agência do BES em Agosto de 2008 o fez "em legítima defesa", pelo que, nesta parte, arquivou os autos.

"Relativamente ao assalto ao Banco Espírito Santo (BES) ocorrido a 07 de Agosto de 2008, com a morte de um dos assaltantes, o DIAP de Lisboa concluiu o inquérito, tendo, no que respeita a essa morte, resultante do uso de armas de fogo pela Polícia de Segurança Pública, concluído pela verificação de causas de justificação, nomeadamente a legítima defesa, dada a proporcionalidade, adequação e necessidade do uso dessas armas pela PSP em relação à gravidade da actuação dos assaltantes, pelo que nessa parte determinou o arquivamento dos autos", refere o DIAP numa "informação" enviada à Lusa.

O DIAP de Lisboa acrescenta que "foi deduzida acusação contra o arguido detido, pelos crimes de roubo qualificado na forma tentada, sequestro e detenção de arma proibida".

Lisboa, 16 Jan (Lusa)
fonte

Desde 1976 ...


O Corpo de Intervenção foi criado em 1976 com a integração das "Companhias Móveis", autoridade que patrulhava e impunha a ordem nas ex-colónias, e que após o 25 de Abril regressaram a Portugal.


O cenário político-social em 1976 era de protestos sociais, manifestações frequentes com revindicações de estudantes, agitação de classes e situações de desordem pública, ao que o poder político respondeu com uma unidade para repor a ordem e a autoridade do Estado.

Algumas frases do nosso ex-CMDT

"A Polícia de Choque, que actuava sobre pessoas, com cargas de violência massiva sem distinção, evoluiu para uma filosofia de não mostrar força e de perfil agressivo, o que só causa mais problemas"

"Não temos violência generalizada e de massas, estamos a montante, evitamos que os problemas se alastrem e actuamos por antecipação, mas por vezes não os conseguimos evitar"

"Não faz qualquer sentido a polícia carregar sobre pessoas, queremos actuar apenas sobre quem provoca o distúrbio e de uma forma eficaz, imediata e com o mínimo de violência"

"Apesar de não termos todos os meios, nunca deixámos de realizar e concluir com êxito todas as missões que nos foram confiadas"

Intendente Lucas in 27 de Março de 2007 lusa

Suplemento especial de serviço

"Beneficiários deste suplemento, os agentes do Corpo de Intervenção(CI) irão, no entanto, ser os mais mal pagos no seio da Unidade Especial de Polícia. Cada agente do CI receberá um extra de 193,49 euros, enquanto os operacionais do Grupo de Operações Especiais serão beneficiados com 377,31 euros de suplemento especial de serviço. "
in correio da manha 03Jan2009
.

MAI

P 2/2009 - Altera e republica a Portaria nº 434/2008, de 18 de Junho, que define a estrutura dos comandos territoriais de polícia e aprova as respectivas subunidades.

ver aqui

FILOSOFIA DE ACTUAÇÃO POLICIAL

Permanente busca do ponto de equilíbrio nos conflitos de valor sempre presentes no plano da segurança interna, nomeadamente: liberdade versus segurança; e ordem pública versus direitos, liberdades e garantias.A segurança é o primeiro factor de liberdade, pelo que é prioritário garantir a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o tecido urbano, erradicar as zonas ditas “perigosas” da cidade e proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança.Compreensão de que o cidadão ocupa um papel central no sistema de segurança interna, pelo que se impõe uma crescente visibilidade da Polícia e uma política de proximidade com os cidadãos, devendo as autoridades estimular a participação destes nas acções de prevenção da criminalidade.Compreensão de que o combate à criminalidade é pluri-vectorial e não apenas uma questão de eficácia da polícia, compreendendo, a par de questões de natureza operacional, questões de natureza política, institucional, jurídica e social.Compreensão da essencialidade da partilha de informação entre forças e serviços de segurança.